Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

domingo, 31 de janeiro de 2010

2513. Estação dos CFM, Maputo

Estação dos Caminhos de Ferro de Moçambique
Praça dos Trabalhadores (antiga Mac-Mahon), Maputo


Click, para ampliar

A Gare da Estação Central dos Caminhos de Ferro em Maputo foi considerada pela Revista americana Newsweek como sendo a mais bela de África e a sétima colocada de uma lista que compreende nove estações ferroviárias eleitas mediante monitoria especializada realizada em todos os continentes.

Segundo a Newseek, 'A Estação Central de Maputo, provávelmente a mais bela de África, foi desenhada por Gustave Eiffel em 1910 e a ideia era que a sua aparência se assemelhasse a um Palácio com pilares de mármore e enfeites em ferro fundido'.

A Revista descreve de forma resumida as nove melhores Estações Ferroviárias do mundo e apresenta no fim a classificação das mesmas pela seguinte ordem:

1. St. Pancras, Londres
2. Grand Central Terminal, Nova York
3. Chhatrapati Shivaji, Mumbai
4. Central Station, Antwerp, Bélgica
5. Dare des Bénédictins, Limoges, França
6. Lahore Railway Station, Paquistão
7. Gare da Estação Central dos CFM, Maputo, Moçambique
8. Hua Hin Railway Station, Thailand
9. Atocha Station, Madrid.

A construção da estação central dos Caminhos de Ferro de Lourenço Marques (Maputo), hoje totalmente encoberta pela imponente fachada que depois se lhe acrescentou encimada pela magnífica cúpula em cobre com a esfera armilar, havia sido começada no ano de 1908. Veio substituir a antiga - de madeira e zinco, construida pela companhia concessionária, que existia do outro lado da avenida 18 de Maio, defronte do actual Posto médico dos CFM. Tendo sido dada por concluida, ela foi solenemente inaugurada no dia 19 de Março de 1910.

Tratava-se de um melhoramento importante que se ficava a dever ao engenheiro Lisboa de Lima, autor do projecto. Freire de Andrade, então Governador geral, solicitara ao Ministro e Secretário do Estado da Marinha e do Ultramar que fossem enviados «dois escudos de Armas Reais portuguesas, lavrados em mármore, para serem afixados nos pórticos». Mas elas só chegariam em 1911, depois de proclamada a República, e as armas tiveram que ser alteradas. Mesmo assim, jamais lá seriam colocadas por incúria dos que sucederam a Freire de Andrade.


Para o pórtico da estação, por iniciativa, do Governador geral, Freire de Andrade fora requisitada de Lisboa um Escudo Nacional em mármore lavrado, o qual tendo chegado a Lourenço Marques (Maputo) em 1911 a bordo do paquete «Beira», depois se perdeu.

Por fim recuperado nos nossos dias, foi solenemente colocado no seu lugar em Julho de 1970 por iniciativa do Gabinete de História dos Caminhos de Ferro de Moçambique - CFM. O Escudo Nacional, trabalhado em pedra de liós, é uma obra de arte de muita valia, tendo sido executado em Lisboa nas oficinas de Germano José de Salles & Filhos.

Ao acto solene da inauguração da nova estação, mesmo sem o escudo das Armas Reais, fez-se nesse dia aos 19 de Março de 1911, com a saida dos dois primeiros comboios para S. José de Lhanguene, onde se celebrava a festa de S. José, padroeiro daquela missão, presidiu o Governador geral Freire de Andrade. Sete meses depois deste acontecimento proclamava-se a República.

Uma vez implantado o novo regime, passado o período de entusiasmo pela vitória da revolução, inicia-se o da fúria demagógica na perseguição movida pelos «carbonários» de Lourenço Marques, que se intitulavam de «vigilantes da República», contra Freire de Andrade e certos directores e chefes de serviços públicos tidos por desafectos à República e por «reaccionários e traidores ao novo regime». Exige-se a demissão imediata de tais entidades e a sua expulsão de Moçambique, o que por fim veio a verificar-se em 8 de Abril de 1911. Era então nomeado Governador geral da Província (Moçambique), o capitão-tenente Freitas Ribeiro.

O engenheiro Lisboa de Lima, vítima também dessa desconcertante incompreensão popular fomentado pelos «carbonários», demite-se do cargo de director de porto e do Caminho de Ferro de Lourenço Marques. É substituido pelo engenheiro Lopes Galvão. Este, por sua vez, é substituido em 1912 pelo engenheiro João Henrique Von Haffe.

Porém, a confusão política, com reflexos na administração pública da Província, continua. Em 14 de Março de 1912 regressam a Lourenço Marques os cidadãos que em 2 e 5 de Julho de 1911 haviam sido, pelo Alto Comissário Azevedo e Silva, mandados desterrar para diferentes pontos da Província, como «carbonários».

As grandes figuras republicanas da época julgam então ter chegado a altura de submeter ao Ministro das Colónias uma representação-protesto reclamando melhoramentos imediatos para Moçambique. Em sessão magna reuniram-se os dirigentes da Associação dos Proprietários, dos Empregados de Comércio e da Indústria, dos Lojistas e da Cámara de Comércio.

Os Seviços dos Caminhos de Ferro de Moçambique, estiveram sempre em mãos de engenheiros distintos, com sobejas provas da sua capacidade e a eles coube solucionar diversos e intricados problemas do pôs-guerra, num ambiente de ligeira trégua política.

Assim, deu-se por concluido o majestoso edifício sede dos CFM, um dos mais belos de Lourenço Marques (hoje Maputo) e não só; construiram-se em Ressano Garcia 4 casas de alvenaria para a moradia de 10 famílias de empregados dos CFM; construção de uma nova ponte metálica de 80 metros de vão sobre o Rio Matola; construção de 3 novos hangares para o serviço dos armazéns gerais; nova gare de triagem ao quilómetro 3; assentamento de novas feixes de linhas para o serviço da carvoeira; ampliação das linhas da estação de Ressano Garcia para se adequarem ao novo serviço de carvão; construção de 2 reservatórios de cimento armado de 200 metros quadrados de capacidade; instalação de um aparelho central de manobra e encravamento de agulhas e sinais na estação de Lourenço marques; instalação de agulhas automáticas nas estações de Moamba e Incomáti; construção de triângulos de inversão em Lourenço marques, Moamba e Ressano Garcia [...].

A entrada de Portugal na guerra resultara, a despeito de todos os sacrfícios impostos à nação, de certo modo benéfica, pois deste modo se salvou a integridade do Ultramar, de modo especial de Moçambique e de Angola.

(texto picado do site dos Caminhos de Ferro de Moçambique)


...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

2512. O oaristo





* Oaristo - conversa amena entre marido e mulher

Tema musical - 5ª Sinfonia de Beethoven
...

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

2511. Pintura - Anunciação, El Greco

Anunciação
1595-1600
Óleo sobre tela
Maneirismo
Museu de Arte, Budapest
El Greco
(
Domenikos Theotokpopoulos)
1541-1614
Click, para ampliar
...

domingo, 24 de janeiro de 2010

2510. Pinto da Costa - GigaStar


Por muito má vontade que alguns de vós tenham relativamente a Pinto da Costa, a verdade deve ser reconhecida.

E a verdade, verdadinha é que o homem é um realíssimo e alternadíssimo... Giga Star.

Se dúvidas houvesse - e não havia... - elas teriam sido desfeitas de uma vez por todas, com esta história dos ficheiros das escutas que lhe fizeram e que foram levados para o Youtube.

Imagine que tais ficheiros foram disponibilizados em 20 do corrente. Pois bem, hoje, pelas 11 da manhã, ou seja, quatro dias e cerca de 11 horas após a chegada à Net, tais ficheiros e são em número considerável (pelo menos 9) já foram vistos por número situado entre um mínimo de 230 e tal mil vezes (o menos ouvido) e 490 e tal mil vezes (o mais ouvido, ou seja, o da conversa do homem com Valentim Loureiro, outra estrela de enormíssima grandeza).

Mais:
O conjunto dos 9 ficheiros foi já ouvido por número que ultrapassa 2.700.000 (dois milhões e setecentos mil) vezes.

É obra!

Se não é já, deve andar muito perto de se tornar o maior sucesso de sempre do Youtube.

Por isso, sugiro que a empresa não hesite em pagar-lhe royalties. É que capitalizar este enormíssimo sucesso apenas para si, valendo-se de performances alheias, sem partilhar o sucesso comercial que tal representa, não está certo.

E sou de opinião de que o homem anda mal aconselhado sob o ponto de vista jurídico.

Em vez de proceder judicialmente contra quem deu publicidade às escutas, deveria, isso sim, fazer valer os direitos que lhe assistem nos rendimentos que de tais altas performances resultam.

É isso, homem, mude de advogados, carago!
...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

2508. Definições

Recessão foi...
quando o teu vizinho perdeu o emprego


Depressão é...
quando perdes o teu


Recuperação será...
quando o Sousa perder o dele


a partir de deferência de José Rosário
...

2507. De leis destas é que eu gosto

1 - 2 - 3

De leis assim é que eu gosto

que não me causam desgosto

Portanto,

Isto que ouviram vocências...
não ouviram, foi engano!
A lei não cobre indecências
e eu sou um tipo bacano!...

Como a Lei Processual Penal de encomenda e por medida diz que as escutas não são válidas, esta conversa (como, aliás, outras que por aí houve e há...) nunca existiu.

É bom que quem não sabe... fique a saber:

A absolvição não resulta da inexistência da prática de crime, mas sim e tão somente da congeminação e publicação de lei a jeito de cobrir verdadeiros desmandos.

Quer ouvir mais? Siga este url:

...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

2506. Nove anos, é pouco tempo, lá, lá, ri...

Quantos anos vamos ter
para a coisa prescrever?

JOAQUIM RAPOSO, autarca socialista da Amadora, está a ser investigado há nove anos e é suspeito de corrupção

19 Janeiro 2010
Diligências

Investigação a Raposo parada cinco anos

Há nove anos que o presidente da Câmara da Amadora é suspeito de corrupção. O processo foi avocado pelo DCIAP em 2005, onde ficou até agora sem diligências.

* * *
É isso, em Portugal, há casos em que a Justiça tarda, mas... falha!...
...

...

2505. O "azaroso"

Isso é que é ser "azaroso",
ó Pedroso !?

19 Janeiro 2010
Casa Pia

Paulo Pedroso perde processo

Os seis jovens que referiram em julgamento o nome do ex-deputado foram ilibados do crime de difamação. Juiz sem indícios de terem mentido.
CManhã 19Jan2010

* * *

O homem esgota-se a instaurar processos. E definha-se a perder todos.
Será que é problema do patrocínio jurídico?

...

domingo, 17 de janeiro de 2010

2504. Atão e agora?


Atão e agora?

Sem o santo por padrinho,
lá fica o gay solteirinho?!


O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, não vai permitir que pessoas do mesmo sexo celebrem matrimónio no âmbito da iniciativa Casamentos de Santo António, corrigindo assim informação anterior da autarquia sobre a possibilidade dos homossexuais se inscreverem.

CManhã, 17 Janeiro 2010


* * *

Como é isso, António Costa? Nas encolhas?!...
...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

2503. O que eu pasmo!

Ah, mulher...

O que eu pasmo,
com tanto orgasmo!


Foi inaugurada, esta quinta-feira (8Jan2010), no Centro Cultural de Cascais, uma exposição de fotografias com Clara Pinto Correia na intimidade.

A mostra intitulada «Sexpressions» mostra a bióloga a ter orgasmos fotografados pelo marido Pedro Palma.

Em declarações ao «Correio da Manhã» a professora universitária, de 49 anos, admite que encarou a sessão fotográfica com naturalidade:

«Foi uma experiência única. Não precisei de ser convencida na medida em que sempre achei que estávamos perante uma ideia inédita e extraordinária. Agora, só acontece porque quem fotografa e quem é fotografado é um casal muito apaixonado».

TVI24 online


2502. Inda que tarde o martelo...

'Inda que tarde, o martelo
nunca falhou, ó Marcelo!


(...) E por isso o comentador mais influente desta terra, com shares interessantíssimos para a RTP, vai sair do canal do Estado. Porque recebeu um convite da concorrência? Nada disso. Porque António Vitorino se fez à estrada e, segundo a RTP, há uma corrente invisível que une o seu pezinho ao de Marcelo. Se um vai o outro não pode ficar (...)
João Miguel Tavares, in CM 15-01-2010

* * *

De trazer à memória as cenas de Marcelo com a TVI, em 2004, que, em conjunto com as manobras de Cavaco, de Ferreira Leite e do filósofo da Parvalheira ou Marmeleira ou lá o que é, levaram Sócrates ao colo até ao Poder.
...

2501. É à fartazana!...

É à fartazana,
camarada Ana?...

Governo favorece fundação que não existe.

O Ministério da Saúde assinou um protocolo para a criação de centros de diálise com uma fundação não reconhecida pelo governo.

O negócio é de milhões.

(a partir de notícia do I)
...

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

2500. Ó Mendonça

Mas que mente sonsa,
ó Mendonça!

Na apresentação de mais um estudo sobre o impacto do projecto de alta velocidade no sector do turismo, o ministro das Obras Públicas reiterou que Portugal pode vir a beneficiar «bastante» com o TGV, sublinhando que Lisboa pode mesmo «transformar-se na praia de Madrid».

... e se fosses dar uma voltinha
ao bilhar grande, hein?!

...


terça-feira, 12 de janeiro de 2010

2499. PORTUGAY

...

2498. Depois do saudoso...

Manuel Pinho, nunca por demais recordado, mailo o seu


de uma cana

aguentamos agora com o Sócrates e o colorido e requebrado


Com as amostras juntas se prova que a iniciativa de Manuel Pinho se inspirou na idiossincrasia gay e foi um ensaio para o que estava para vir.

Ah! E não se engana quem julga que estamos entregues à bichanada...

Como diria o outro:

- Que mais irá-nos acontêcê?
...

domingo, 10 de janeiro de 2010

2497. Viva a reinação!

A paródia contínua...

Ministério da Justiça paga em cheques falsificados e nem sequer sabe quanto dinheiro tem nas contas da CGD.

E, claro, Alberto Costa, alertado, meteu tudo na gaveta...

Sem surpresa para ninguém.

Justiça pagou 800.000 € em cheques falsificados
veja aqui
Aí vedes, caros concidadãos, uma inagem rara de se ver à luz do dia.
O titular da pasta (já não é, haja Deus!) quando se preparava para guardar o relatório na pasta
que o iria levar, inteirinho, para o remanso da acolhedora gaveta ministerial.


DN - 2010 Janeiro 10

Atenção: 800.000 é o que se sabe... quem é que jura que seja só?...

...

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

2496. Viva a sogra!

Pois é, hoje é o dia da sogra. A minha, claro!, que é a que interessa para o caso.

Assim sendo, aqui deixo representações gráficas de duas espécies (são as únicas...) de sogras que se conhecem.

Cabe-lhe a si descobrir a qual dos ramos da sogralogia pertence a minha. Ah! Já agora que está com a mão na massa, inclua a sua também na tipologia que achar mais adequada.

Mas, cuidado! O melhor é fazê-lo apenas mentalmente, não vá a sogra tecê-las!...

Quanto a mim, não tenho dúvidas em fazer incluir a minha na classe da que se vê à esquerda...

... da imagem, caraças! NUNCA do observador, ora essa!...


...