Bronze
1775
Joaquim Machado de Castro
1775
Joaquim Machado de Castro
Escultor português
1736-1822
1736-1822
O terramoto de 1755, comparável à destruição de Pompeia, foi considerado uma das maiores catástrofes na história humana.
Enquanto toda a gente se lamentava do desamparo de Deus, Sebastião José da Carvalho e Mello (1699-1782), marquês de Pombal e primeiro-ministro do rei José I, de imediato começou estabeleceu os meios e condições da reconstrução da cidade.
No novo desenho para a parte baixa de Lisboa, deixou a antiga praça real na posição original relativamente ao Tejo, mas mudou seu nome de Terreiro do Paço para Praça do Comércio.
A praça é cercada por três lados por arcadas de edifícios, deixando o quarto lado aberto para o Tejo. Ao centro, num eminente pedestal está a estátua equestre de José I, concebida por Machado da Castro.
Foi a primeira estátua equestre em Portugal, fundida em bronze. O vazamento foi realizado com sucesso de uma só vez, em 15 de Outubro 1774, no Arsenal do Exército. E a 22 de Maio de 1775, começou a sua viagem para a Praça do Comércio, em solene procissão. Em 6 de Junho de 1775, o monumento ficou finalmente pronto para a inauguração.
Na estátua, de 14 metros de altura, o rei apresenta-se vestido com uma capa e capacete emplumado. Mantém-se em postura majestosa e olha directamente ao longo do Tejo, para onde a cidade abre para o mar.
...
Sem comentários:
Enviar um comentário