Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

2589. O indecoroso espectáculo

A audição de Rui Pedro Soares, ontem, na Comissão de Ética, Sociedade e Cultura da Assembleia da República constituiu um acto acto indecoroso, possível pela nítida falta de poderes obrigatórios da Comissão, que jamais deveria estar a actuar na qualidade em que o faz, antes deveria ser Comissão Parlamentar de Inquérito, com objecto preciso e balizas bem demarcadas.

Mas igualmente possível, pela nítida falta de preparação de alguns dos "questionadores".


Marques Guedes, o presidente, com demasiados salamaleques para com os "convidados" (a cortesia tem limites, principalmente quando os "convidados" estão sob a alçada criminal...) tem permitido espectáculos deprimentes.

Parecendo que não terá bastado já o estúpido folclore que foi a audição de Mário Crespo, ontem o problema foi outro: a arrogância petulante de Rui Pedro Soares que chegou à Assembleia na disposição de "gozar com o pagode", ao mesmo tempo que proclamava... e proclamava... e proclamava a sua fé na democracia e respeito por aquela casa, sede da Democracia Portuguesa. Lamentável!

Mas de todos os restantes "comissários", apenas João Semedo, do BE, Cecília Meireles, do PP, e o deputado do PCP, de que de momento não recordo o nome, pelo que peço relevância, tentaram remar contra a maré de "incompetência legal", mas não apenas essa.

João Semedo muito assertivo, engasgando o "convidado", Cecília, serena e directa ao assunto, com precisão, e o deputado comunista, muito nervoso e irritado, exibindo documento que muito atrapalhou o arrogante Rui Pedro Soares, o "ás de ouros" que entrou para a PT em 2004, como contratado a prazo, assessor de Granadeiro, e, em 2008-2009, certamente por artes mágicas, era já administrador executivo a viajar para Espanha em aviões para o efeito fretados...

O resto dos deputados melhor fora que tivessem ido tomar uma bica servida em tonel de 300 litros, com o "cheirinho" retemperador de energias... Os da Oposição, apenas, porque os do PS têm estado ali somente com o objectivo de lançar uns fogachos, supostamente em defesa dos seu rapazes, mas o efeito tem sido o contrário, por evidente falta de habilidade.

À medida que a ópera bufa (e com bufa?...) se desenrolava, fui comentando no Twitter. É o que aqui deixo, tentando dar uma ideia, se bem que, como é evidente, fique muito longe do que efectivamente se passou. Vejamos, pois:

01. Rui Pedro Soares está a fazer aquilo que era já esperado, em face da falta de poderes da Comissão de Ética, ou seja, gozar com os deputados

02. Era de esperar...: http://ruvasa2a.blogspot.com/2010/02/2586-era-de-esperar.html

03. A deputada Cecília Meireles é a única cabeça dos deputados presentes com algo mais do que matéria orgânica dentro da caixa craniana...


04. João Semedo chegou mais tarde, mas a tempo. Finalmente, alguma coisa de jeito por parte dos deputados da Comissão.

05. Finalmente, Rui Pedro Soares ficou agachado e sem resposta. Sem arrogância, antes com engasgamento. Pelo menos por momentos.

06. Rui P. Soares pela quinquagésima sexta vez: - Mas o engenheiro Bava e o dr. Granadeiro virão cá e poderão responder, que eu não sei nada.

07. Daqui se deduz que o homem, na verdade, não tinha a mínima importância na PT. Teria, quando muito, o estatuto de simples amanuense.

08. Fez-se um intervalo à pressa. O amanuense terá ido lá fora telefonar para os chefes, pedindo instruções?

09. ... ou trata-se de um problema de bexiga diminuta?

10. Reuniu-se com Mário Lino mas não foi para conversar sobre a TVI. Apenas sobre os bons resultados do seu amado FCPorto...

11. Lá se engasgou Rui Pedro Soares uma vez mais...

12. João Semedo... João Semedo... Então isso faz-se ao pobre homem?

13. Rui Pedro Soares está a começar a ficar com cara de quem engoliu algo que lhe caiu mal.

14. Agora ameaça veladamente, mas com canhestrice...

15. - Espero poder chegar ao fim desta audição a respeitar esta casa!... - diz o homem

16. Quinquagésima sétima vez que o homem diz que o Zeinal e o Granadeiro que aqui virão, responderão melhor...

17. Marques Guedes, o presidente da Comissão, numa tirada lapalissiana: os convidados não estão submetidos a interrogatório.

18. Ó sôr presidente, já disse aqui que o problema é esse. A Com. não tem razão de existir. Impunha-se 1 C.P.Inquérito, com objecto preciso.

19. E assim se chegou ao fim de mais uma bambochata!

Cai o pano, desmaiado e, cantando e rindo, vão todos à vida, que a morte é certa, porra!.
...

Sem comentários: