Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

2852. O "amaricano" e o "portuga"

E t maintenant, mesdames et messiuers, une petite histoire, à votre méditation:

- o -

Um americano chega a casa e vê que, na garagem do vizinho, está um espadalhão de último modelo. Arregala o olho e murmura entre dentes:

- Raios parta o gajo, hein? Que bomba que o tipo comprou! Deve ser para me humilhar! Ah, mas eu não me vou ficar, não! Nem que me esfole a trabalhar como um cão, hei-de comprar um melhor do que o dele. Olá, se hei-de! Depois é que quero ver a reacção do chico-esperto.

* * *

Um português chega a casa e vê que, na garagem do vizinho, está um espadalhão de último modelo. Semicerra (repare-se no pormenor...) o olho e rosna (pois claro...) entre dentes:

- Olha o cretino, hein! Não tem onde cair morto e comprou um espavento daqueles. Mas onde é que o parvalhão foi arranjar o dinheiro?! Ah, sim! Só pode ter sido ganho na corrupção... E, se calhar não… Foi mas é a pindérica da mulher que lho arranjou com uns biscates por fora. Eu sempre achei que aquilo era peça com defeito. Estás a gozar comigo, estás, ó calhordas? Espera lá que eu digo-te amanhã ou depois. Esfaqueio-te os quatro pneus e risco-te a pintura do pópó a toda a volta, que é para aprenderes a não seres mais do que os outros! Tu vais ver, ó palhaço!

* * *

E, "prontos"! Aqui está como as coisas funcionam cá pelo burgo.

Poucos são os portugas de treta que conseguem ver uma camisa lavada ao vizinho, sem lha rasgarem ou à reputação de alto a baixo.

Em Portugal ninguém aceita que seja quem for progrida na vida. É a maior ofensa que se pode fazer a um portuga.

O que sempre está na ordem do dia é o nivelamento por baixo. "Não importa se tu trabalhas, se te esforças e eu não. Se não progrido tu também não estás autorizado a subir na vida, ora essa! O que é que tens mais do que eu?

Basta percorrer uns grupos do Facebook para se constatar a verdade elementar.


Sem comentários: