Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

2592. Finalmente a Comissao de Inquérito

Finalmente, a Comissão Parlamentar de Inquérito acerca das pressões sobre a Comunicação Social e da "mentira" do primeiro-ministro perante a Assembleia da República vai para a frente.

O líder da bancada parlamentar do Partido Social Democrata, João Pedro Aguiar Branco, anunciou que o seu partido vai propor a criação da Comissão.

Cede-se, deste modo, à "exigência" do Bloco de Esquerda, que há muito reclama tal via. Também o PP se mostrou já favorável à instalação da Comissão.

Curiosamente, chegam notícias de que Marques Guedes, presidente da Comissão de Ética, sob o auspícios de quem têm estado a decorrer as audições, manifesta a intenção de prossegui-las.

Que o trabalho feito até agora pelos "éticos" seja aproveitado pelo nova Comissão a formar, compreende-se. O que não é de todo compreensível é que Marques Guedes teime em prosseguir com a acção de uma Comissão que manifestamente não dispõe dos poderes necessários para averiguação do caso até às últimas consequências, mais se aproximando as sessões ate agora decorridas de conversas de amigos um tanto desavindos (em alguns casos, como no de ontem com Rui Pedro Soares até raiando o achincalhamento da Comissão) do que uma comissão parlamentar pronta a contribuir para que se faça justiça a sério e não mero arremedo.

Marques Guedes terá que rapidamente repensar a sua estranha posição, sob pena de se ver ultrapassado pelos acontecimentos.

...

Sem comentários: