Nova pausa…
… que אלוהי ישראל הוא רחב לב (o Deus de Israel é magnânimo)
* * *
Convidado, um árabe foi a uma festa "swing". Fez sexo com algumas mulheres, mas, no meio das trocas e baldrocas, misturam-se alguns homens e acabou por ser sodomizado.
Cheio de remorsos, foi à mesquita falar com o imã, pedindo que o redimisse e lhe desse o perdão divino.
Explicou a noite "swing":
- Bebi álcool, fiz sexo com várias mulheres que não a minha… E até fui sodomizado!!!
O imã ouviu-o atentamente e, no fim, disse-lhe que tinha feito muito mal e que, para que Alá lhe perdoasse, deveria lá voltar no dia seguinte com uma doação de 15.000 euros à mesquita.
Saiu feliz por solução tão simples. Pensando melhor, contudo, achou que o imã tinha exorbitado na quantia a doar. Absorto nos seus pensamentos, reparou que estava a passar por uma igreja católica e reflectiu que, embora não sendo a sua religião, Deus era o mesmo e, talvez, o perdão ali lhe saísse mais em conta.
Entrou e expôs o caso ao padre, que lhe disse que não se preocupasse, porque mesmo não sendo católico seria perdoado por Deus, desde que entregasse à paróquia 8.500 euros.
Mais aliviado com a redução da doação necessária, o nosso árabe lá seguiu caminho, passando, mais à frente, por uma sinagoga.
Logo pensou que, se calhar, ali ainda seria mais barato. Deus é sempre o mesmo e o que interessa é obter o perdão.
Se bem o pensou, melhor o fez. Voltou atrás, entrou na sinagoga, procurou o rabino e, pela terceira vez, narrou o seu compromisso com Deus e indagou o que seria preciso fazer para ter o perdão do Senhor.
O rabino ouviu-o atentamente e disse-lhe que, para obter o perdão, devia voltar no dia seguinte com uns refrigerantes, uns biscoitos, uns bolinhos, uns doces e outras guloseimas que tal, tudo "kosher", claro está. Surpreendido e simultaneamente alegre por poder saldar a dívida com Deus por tão pouco, perguntou :
- É tudo o que tenho de fazer?... É que o imã pediu-me 15.000 euros, o padre católico pediu-me 8.500 euros...O senhor tem a certeza de que o que me está a pedir é suficiente?
- Absolutamente justo! – respondeu o rabino – É assim entre nós. De cada vez que um árabe é sodomizado nós fazemos uma festinha!