Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

890. Columbano Bordalo Pinheiro



Aproveitando estra terça-feira de Carnaval, sem graça nenhuma cá pelo burgo (Setúbal como Lisboa), fomos, a Isabel e eu, ao Museu Nacional de Arte Contemporânea (mais conhecido como Museu do Chiado), apreciar uma exposição de quadros do considerado maior pintor português do séc. XIX, Columbano Bordalo Pinheiro.

Valeu a pena!

Confesso que, embora amador de pintura, de Columbano, ao vivo, apenas conhecia um quadro: o retrato de Teófilo Braga, que está no Palácio de Belém.

Dos restantes, tinha visto uma ou outra fotografia e nada mais.

Fiquei admirador confesso e vou deixá-lo na galeria de pintores portugueses de que muito gosto, como José Malhoa, Carlos Botelho e Maria Helena Vieira da Silva, isto para não citar outros.

Se me permite um sugestão, dir-lhe.ei que, se tiver tempo e disponição, não perca. São belíssimos trabalhos, a que apenas faltam, como a tantos outros de artistas portugueses, a divulgação a que fazem inteiro jus.

Basta ver que, dos artistas universais, está a Web cheia. Porque a Arte é para se ver e apreciar, não para guardar am baús poeirentos, em cantos escusos. Dos portugueses, porém, apenas conheço um site que reproduz alguns quadros. É o mesmo de sempre e em todas as actividades...

Para aguçar o apetite, deixo-lhe aqui a reprodução do quadro "O grupo do Café Leão" e um auto-retrato do artista.
...

2 comentários:

Ruvasa disse...

Caro Ruben

Também eu e minha mulher fomos ao chiado ver a exposição de quadros de Columbano e voltámos a ficar maravilhados com a excelência do artista.

Ainda bem que temos muitos artistas de grande quilate para podermos regalar os olhos e o espirito apreciando as suas obras, que ombreiam com outros nomes da cultura mundial.

Um abraço
AAlves

Ruvasa disse...

Viva, Alves!

Ainda bem que há mais quem aprecia.

Já pensava que estava só...

Na verdade, a obra do homem é realmente notável.

Como disse, pouco conhecia, ao vivo, de Columbano.

Fiquei "cliente". E já somos 4, não é assim?

Abraço

Ruben