Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

890. Columbano Bordalo Pinheiro



Aproveitando estra terça-feira de Carnaval, sem graça nenhuma cá pelo burgo (Setúbal como Lisboa), fomos, a Isabel e eu, ao Museu Nacional de Arte Contemporânea (mais conhecido como Museu do Chiado), apreciar uma exposição de quadros do considerado maior pintor português do séc. XIX, Columbano Bordalo Pinheiro.

Valeu a pena!

Confesso que, embora amador de pintura, de Columbano, ao vivo, apenas conhecia um quadro: o retrato de Teófilo Braga, que está no Palácio de Belém.

Dos restantes, tinha visto uma ou outra fotografia e nada mais.

Fiquei admirador confesso e vou deixá-lo na galeria de pintores portugueses de que muito gosto, como José Malhoa, Carlos Botelho e Maria Helena Vieira da Silva, isto para não citar outros.

Se me permite um sugestão, dir-lhe.ei que, se tiver tempo e disponição, não perca. São belíssimos trabalhos, a que apenas faltam, como a tantos outros de artistas portugueses, a divulgação a que fazem inteiro jus.

Basta ver que, dos artistas universais, está a Web cheia. Porque a Arte é para se ver e apreciar, não para guardar am baús poeirentos, em cantos escusos. Dos portugueses, porém, apenas conheço um site que reproduz alguns quadros. É o mesmo de sempre e em todas as actividades...

Para aguçar o apetite, deixo-lhe aqui a reprodução do quadro "O grupo do Café Leão" e um auto-retrato do artista.
...