Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

sexta-feira, 9 de março de 2007

936. Madeira Island

Acaba de chegar-me um email, enviado por pessoa amiga, no qual se dá conta de que, muito recentemente, há coisa de dias apenas, a BBC Books editou um livro, da autoria dos fotógrafos Steve Davey e Marc Schossman, dedicado ao que os autores consideram - e por isso o puseram em título - "Unforgettable islands to escape before you die" (Ilhas inesquecíveis para uma sua escapada, antes de que morra).

O título diz quase tudo. E só não diz tudo, porque o conteúdo "esclarece", por texto e melhor ainda por fotografia, muito mais. Mesmo tudo!

Várias são as ilhas, espalhadas por todo o mundo, para onde os autores entendem, que cada um de nós deve fazer uma escapadela, antes de que a morte nos surpreenda.

Pois bem, entre elas figura - como não podia deixar de ser, evidentemente - o Arquipélago da Madeira, a quem são dedicadas seis páginas e uma belíssima colecção do fotos do Funchal, do Ribeiro Frio, do Curral das Freiras, do Pico do Areeiro e da costa oeste.

Estou plenamente de acordo com o Steve e o Marc quanto à Madeira. Na verdade, é uma região imperdível. Conheço-a de ponta a ponta, em toda a volta, e desde a praia mais baixa até ao extraordinário Pico do Areeiro.

O livro custa 30€. Vale bem a pena. Mas, muito mais do que o livro, embora mais dispendiosa, vale certamente a ida aos locais. Constitui uma experiência terrivelmente marcante e absolutamente inesquecível.

Mesmo que não se goste de Alberto João Jardim que tem - a verdade deve ser dita, ainda que politicamente incorrecta - uma enorme responsabilidade no esplendor que é, sem dúvida, aquela belíssima e inigualável parte do nosso Portugal, a visita não deve ser evitada.

Em jeito de despertar do seu interesse, aqui lhe deixo uma foto do livro, precisamente a que retrata o inigualável anfiteatro do Funchal.
...