Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

terça-feira, 17 de abril de 2007

995. Que alívio!



Finalmente!

A partir de ontem à noite, finalmente posso dormir descansado, sem pesadelos com o meu Benfica.

Já não era sem tempo...

Este meu descanso, esta minha quietude - que vão prolongar-se pelo menos até ao início da próxima época - fico a devê-los ao senhor do lado, Fernando Santos de seu nome, também ele engenheiro - isto é que é uma colheita, hein!?...

Desde o princípio da época que o meu pobre coração batia desalmada e arritmicamente sempre que a equipa entrava no relvado e somente 3 a 4 horas após o desenlace final se aquietava.

Foi o início de época com experiências tolas. Losangos, quadriláteros, círculos e o diabo a sete, tudo experimentou, até que lá se convenceu - foi o último dos 6 milhões a perceber isso!! - de que não podia ser daquela maneira. Foi a continuação da época, com experiências aqui e ali, com coisas inimagináveis para qualquer pessoa que parasse um pouco para pensar... "mesmo".

Terminou a bela campanha, com a "abstrusidade" - eu queria chamar-lhe outra coisa, mas é melhor não... - de, depois de andar meses a fio a jogar em 4x4x2, ir para Barcelona dispondo a equipa em 4x3x3.

Deve ter sido para baralhar o treinador adversário...

Depois de a equipa estar a "enfardar" 3 secos, lá viu - finalmente viu!!! - que estava a dar barraca. Alterou as coisas e, do 0-3, se passou num ápice para o 2-3.

Em qualquer outro clube do mundo, bastaria "isso" para o senhor ser convidado a ir dar uma volta ao bilhar grande. No Benfica, não!

A partir daí, desanimei de vez e convenci-me de que nada havia a fazer. Ele atingira o seu grau mais elevado do princípio de Peter, pelo que...

Mesmo assim, ainda cheguei a ter uma duvidazita:

- Será que o homem cai em si e emenda alguma coisa para salvar o que há para salvar da época?

Qual quê!? O homem já tinha dado tudo e o tudo que ele tinha para dar não chega. Talvez para a Segunda Liga... E, mesmo assim, não acredito. Aquilo só para a Grécia! E é se eles ainda não tiverem acordado...

Bem, pelo menos, já não sofrerei com os jogos que aí vêm. Jogar para feijões interessa a quem? Só em Alvalade é que os feijões contam como ponto de honra. Mas de minimis non curat paretor,ou, dito de outra forma e talvez mais a propósito, aquila non capit muscas.

Vou pedir à Senhora de Fátima que o leve... não para junto dela, claro, mas para a Grécia, para a Turquia, para o Turquemenistão, para... Será que a Senhora me vai prestar atenção?

De qualquer modo, tenho que ser justo. Fernando Santos tentou, tentou, até que finalmente conseguiu. Sim, conseguiu que o meu coração descansasse. Finalmente. Ontem à noite. Deus o ajude a ele também.

E Deus ajude também - e principalmente!... - aqueles desgraçados jogadores. Já alguém se pôs a imaginar o suplício que deve ter sido para eles ter andado naquela roda-viva sem tento toda a maldita época?... Coitados deles!

Por mim, agradeço-lhes o que de bom ainda pôde ser feito. É que, a despeito das "engenheirices", a equipa ainda conseguiu alguns feitos de assinalar. Foi obra!...

Só não percebo é a razão por que os dirigentes do SLB o foram buscar, depois de FCP e SCP o terem lá tido e o terem despachado em alta velocidade, por incapacidade notória para o "métier"...

Pois se o homem é engenheiro, não será mais adequado que se meta a "engenheirar" e deixe o futebol? Cada um é para o que nasce e FS não nasceu para o futebol. Quem lhe disse isso, mentiu-lhe descaradamente.
...

6 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Caro Rubens;

ahahahah! eu sou do Sporting mas gostei de ler!

Deixe lá... para o ano há mais!

(Se ainda tivermos PAÍS!) :)))


Um abraço.
I.

Ruvasa disse...

Viva, Isabel!

Por favor, Rubens, não, apenas Ruben. ;-)

O Pieter Paul Rubens até é o meu pintor favorito, mas... de mim a ele, vai cá uma distância!...

Quanto às engenheirices deste novo-engenheiro-velho, pode dar vontade de rir a muita gente. A mim é que já nem sequer vontade de chorar dá.

E mesmo que desse, onde é que iria buscar as lágrimas redentoras, para ele, aliviadoras, para mim?

O stock já se me secou há muito...

Abraço igual

Ruben

Isabel Magalhães disse...

Amigo Rube;

Não deve ter sido daí que me veio o engano - de que peço humildemente desculpa, como se impõe.

Quanto ao futebol... confesso que me passa bastante de lado e só o menciono quando aparece ao caminho.

Já agora, e em estilo de confissão: sou mãe de um Benfiquista e sofro com ele. Às vezes! :)

Fica um abraço.
I.

Ruvasa disse...

Viva, Isabel!

Está desculpada!... ;-)

E está duplamente desculpada, aliás, pois constatei tratar-se de pessoa compassiva, que ampara desprotegidos e desconsolados, como o seu filho que, como eu, deve sofrer desalmadamente com aquele infeliz "treinadeiro".

Vai um abraço

Ruben

Isabel Magalhães disse...

Ruben;

Agora é que ficou correcto. (Estava a ver que não acertava) :)

A propósito do argh...! Benfica, estive a falar com o meu filho. Acha ele que o treinador não tem culpa de os 'outros' não terem pernas e que é fácil culpar 'o elo mais fraco'.

Para que conste, ficou aqui a opinião de um Benfiquista dos sete costados. :)

Um abraço.
I.

Ruvasa disse...

Viva, Isabel!

É por isso que sou benfiquista.

Unanimismos? Nem pensar! Cada qual com a sua cabeça.

Mantenho-me na minha, acho que o Fernando Santos é o responsável maior pelo descalabro, que se adivinhava, por completa incompetência, mas respeito opiniões divergentes da minha, principalmente se vêm de benfiquistas dos quatro costados. É que os meus costados começam a estar já na fase de encolhimento, quiçá mesmo da osteoporose...

Beijinho e um abraço ao benfiquista dos quatro costados.

Ruben