Avaliação de um exercício escolar nos tempos que correm...
(orientado para professores que têm que mudar... e cumprir políticas estabelecidas por quem de direito...)
QUESTÃO PROPOSTA
6 + 7 = ?
A. EXERCÍCIO FEITO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18
B. ANÁLISE:
A grafia do número seis está absolutamente correcta;
O mesmo se pode concluir quanto ao número sete;
O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;
Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito -
corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida;
O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!
Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos... A sua intenção era, portanto, boa.
C. AVALIAÇÃO:
Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:
A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa.
Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício, ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício.
Em consequência, podemos atribuir-lhe um...
"EXCELENTE"
...e afirmar, sem receio de desmentido, que o aluno...
PROGRIDE ADEQUADAMENTE…
...
Gentileza de Ralf W.
...
2 comentários:
Eu sabia, Amigo Ruvasa...
Eu sabia que a ministra da Educação
ia revolucionar o ensino em portugal.
Eu sabia!!!
Viva, Camilo!
E quem não sabia, quase que adivinhava...
;-)
Abraço
Ruben
Enviar um comentário