Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

domingo, 27 de janeiro de 2008

1450. "Pequenas Flores Vermelhas"

Acabo de assistir na TVCine2, da TVCabo, ao filme chinês "Little Red Flowers", do ano de 2006, do realizador Zhang Yuan, com os pequenos actores Dong Bowen e Ning Yuanyuan, de 4 anos, e mais umas boas dezenas de idade muito semelhante, cujo argumento, de uma simplicidade impressionante, consegue prender-nos de princípio a fim.

Trata-se da história de um miúdo de 4 anos de idade que, na sequência da Revolução Cultural Chinesa, de meados da década de 70, mais precisamente de 1976, se vê separado dos pais e internado num colégio.

Foi casualmente que o encontrei quando estava a iniciar-se e já não consegui "zappingar" mais nada. Fui agarrado.

Não vou contar o enredo, até porque quase não o tem, mas direi duas coisas que considero indispensáveis:

- na verdade, não são precisos grandes meios, excepcionais argumentos e nem sequer elevados dispêndios, para se fazer um filme realmente muito bom; a sensibilidade e o bom gosto relevam sobre tudo o resto.

- se voltar a correr e tiver oportunidade, não deixe de ver o filme, mas previamente liberte-se da sua carga de ideias feitas sobre cinema, libertando a mente e a capacidade de apreensão e aceitação de outra formas de cinema que não a e Hollywwod e outras semelhantes. Vai ver que vale a pena.

Julgo que não poderia dar-lhe melhor sugestão, neste fim de noite de domingo, 27 de Janeiro de 2007.

Deixo-lhe um abraço

NB.- Reparo agora que vai ser projectado novamente dentro de horas. Se estiver com insónias ou se acordar bem cedo e for cinéfilo, aproveite. A próxima projecção será daqui a bocado, pelas 5,50h da manhã, no TVC4.
...

4 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Ruben;

Às 5H50 estava tudo a dormir...

quem sabe numa próxima oportunidade.

Abraço
I.

Ruvasa disse...

Viva, Isabel!

Grande filme!

Abraço

Ruben

Anónimo disse...

É a primeira vez que venho ao seu Blog. Porquê só agora? Não há motivo, simplesmente por falta de tempo só visito (e nem todos os dias) 4 ou 5 Blogs desde há muito tempo. Gostei muito do que li até agora. Sobre este filmezinho que recomenda e que, pelo que dele descreve, gostaria bem de ver, infelizmente hoje já é dia 30..., portanto a oportunidade sugerida para mim está perdida. Fica para a próxima.
Os meus parabéns por este seu excelente espaço.

Maria

Ruvasa disse...

Viva, Maria!

A sua visita foi um prazer. E sê-lo-à sempre que acontecer.

Agradeço-lhe as palavras amáveis.

A porta está sempre aberta e se, de algumas vezes, o que cá encontra pode agradar, também pode acontecer que, de outras, agrade menos. Acontece.

Num e noutro caso, o comentário e a observação serão recebidos com a mesma aceitação.

Cumprimentos e volte, ok?

Ruben