Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quinta-feira, 15 de maio de 2008

1561. Luiz de Morales - "A Virgem e o Menino"

La Virgen y el Niño
?
Luiz de Morales
Click, para ampliar

O autor

Luiz de Morales, pintor maneirista, foi conhecido por El Divino, pela natureza da sua obra, toda ela dedicada a cenas de cunho religioso.

Nasceu em Badajoz, em data que se presumo do ano de 1510 (embora autores vários apontem o ano de 1500 e mesmo o de 1520. Faleceu em 1568, a 19 de Maqrço, igualmente em Badajoz.

As sua obras estão espalhadas por retábulos e naves de igrejas e colecções oficiais e particulares de Espanha e Portugal, onde viveu alguns anos, particularmente em Beja, Elvas e Almeirim, em 1554, na corte do rei D. Sebastião.

Fundou uma escola de pintura, que se manteve após a sua morte e são célebres vários quadros dela saídos, abordando o tema do Ecce Homo (Eis o Homem! - frase atribuída a Judas Iscariote, quando O entregou aos carrascos), algumas vezes referidos como Cristo da Cana Verde.
...

3 comentários:

Anónimo disse...

Salvé Ruben!
Depois de uns dias de repouso...mas já recuperada - a máquina de vez em quando sente-se cansada - mas á parte disso, há outra máquina que não está a dar o seu melhor..esta! Tentei - depois de escrever um postzinho - voltar lá, porque reparei que haviam gralhas mas já não consegui entrar...até hoje. E o mesmo acontecia aqui... para entrar agora novamente, foi o "cabo dos trabalhos". Não sei o que se passa...
Quanto a este quadro, é uma pequena beleza..nao sei porque razão os pintores desta nova Era, não se debruçam muito sobre esta técnica e
quando o fazem, ficam muito além destas obras mais antigas, que sobressaiem aos nossos olhos. Até nem o Sagrado já faz parte dos pintores também....e sem ele nada somos. É nessa parte que a alma dos artistas se revê e a tal criatividade brota e o sonho faz-se vivo.
Vim aqui a esta página porque noutras decidi não mais escrever. Vou dizer-lhe: os tempos estão maus, não só aqui e a este nível. Há montanhas de gente sem casa, outras feridas, outras angustiadas e ninguém pensa que estamos a atravessar o pior dos tempos. Todos os países estão com dificuldades não só o nosso. A cada dia a coisa vai piorando e não é pelos Srs. Sousas e Compªs por esse mundo fora. O que conta é a mudança nas pessoas! Sabe ruben..o mundo já não pode espera maisr..o mundo está a acabar aos poucos e isto ainda não é nada! Repare o que aconteceu no mês de Abril e Maio...e espere até final deste ano...
Perguntará o que é que podemos fazer em relação a isso?! pois bem: olhar em termos globais; olhar para o que estamos a fazer ao planeta..porque ele é um ser vivo e sente...ele sente, sabe?! Tanto assim, que basta um pouco de água e uma semente para que a vida surja da terra. E é essa mesma terra que pulsa em si, em mim, em nós. E é aí que as pessoas se esquecem. Como é que um homem bom, justo, de carácter, generoso, de palavra..está a debruçar-se apenas para este tipo de realidade tosca?! sim, porque a nossa política e outros assuntos que tais, são toscos...não se pode fazer nada, eles vão cair por si..tal como um fruto maduro ou pôdre!
Não é apenas isto que o rodeia, nem a sua família, nem os seus amigos, nem o seu Benfica...que importa aqui, é você! o SER humano Ruben! Esse Ser que reclama por outras coisas bem mais elevadas e não as que e vêm e aí diminuí-las ainda mais.
Peço que não me leve a mal. Agradeço o que escreveu e aproveito aqui, para lhe responder - é que recebo aos 30 e mais mails por dia e estão muitos ainda por responder.
Para alguns que aqui vêm, o que interessa é activar algo que as pessoas necessitam...deitar o fel para fora enraízado durante muito tempo então fazem-nos em prestações suaves aqui e ali, mas que erve para continuarem a a limentarem o que têm de seu e não pensam sequer abolir isso e viverem maia em Paz. e é essa Paz em cada coração que o Planeta precisa viver e não com a vibração energética que cada um expele para fora e que não o reconforta, bem pelo contrário e as provas estão ás...basta vermos que está a contecer no mundo! Somos tão pequenos neste pedaço de terra!
Vou voltar sim, porque ainda me vale a pena "Ecce Homo!"
ESPAVO!
Abraço daqueles...sentido com o lado esquerdo do peito... que é coia que ninguém já quase sente.
Mariz

Anónimo disse...

Vão muitas gralhas, mas espero que perceba pelo contexto...este teclado e a rapidez, fazem destas coisas. peço que me desculpe.
MAriz
Abraço
ESPAVO!

Anónimo disse...

Salvé Ruben!
Vim aqui de novo, porque acho se os blogs não tiverem "movimento de massas" são fechados...cilindrados...afastados da circulação...remetidos ao silêncio total como vc nos deixou...etc.
Bom...para não deixar morrer esta via onde tantos - incluindo eu - gostamos de expôr as nossas ideias, sempre dentro de uma etrema elegância e generosidade da sua parte - venho desejar o que auiser..o que mais o faça feliz e aproveitando este quadro, que MAria, que sabe de si, o guarde bem guardo no SEU Coração, porque assim ficamos todos a saber que vc está bem...

Esteja onde estiver, tivesse acontecido o que fosse, sabe que pode sempre contar comigo, com a minha amizade sincera, mesmo!

Um abraço Ruben,
"volte! Está perdoado"! srsrsrsrsr
Mariz

ESPAVO! - reconhecendo a LUZ que há em si - olá e adeus" -como em MU! - Lembra-se?