Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

1773. Dia de passeio - 2

Ao castelo de Leiria, seguiu-se o Abrigo do Lagar Velho, em Santa Eufémia, a uns 10 a 15km de Leiria, na estrada para Fátima, para visitar o Menino do Lapedo (infelizmente o link existente no referido post era provisório, pelo que se perdeu), a que me referi em post anterior.

Infelizmente não foi possível fotografar nem ver mais de perto.

Principalmente, não foi possível - pelo facto, habitual já, cá por este Portugal, de o Centro de Interpretação estar fechado (pelo que nada "interpreta") e não haver a mínima informação acerca do que fazer para, ao menos, tentar ver alguma coisa de jeito - apreciar a reconstituição facial do garoto de cerca de quatro anos e meio que terá sido gerado pelo cruzamento de um homo sapiens neandertal (vulgus neandertal) com um homo sapiens sapiens (vulgus sapiens) há coisa de uns vinte e tal mil anos, o que antes e em toda a a comunidade científico-antropológica mundial se supunha impossível de ter acontecido.

Enfim! Estamos em Portugal e
está tudo dito. Conseguimos os feitos mais notáveis, é certo, mas logo temos que contrabalançar com as maiores idiotices...

Eis as fotos que são da autoria da Isabel, da Cláudia, e de mim próprio. As bem tiradas são delas; as fraquitas, minhas. Cada qual dá o que pode...


4 comentários:

Ana disse...

E o neandertal terá sido ele ou ela?...

As fotos têm mais valor se puderem ser partilhadas.
Sempre nos dá gosto fazermos ver aos outros o que foi merecedor do nosso interesse.
Penso eu de que:)))

Depois, são excelentes recordações que nos acompanham vida fora.
Sempre achei que um dos piores castigos é uma pessoa perder as suas fotografias, guardadas ao longo dos anos.

Abraço

Isabel Magalhães disse...

Ruben;

Obrigada (à família) pela partilha das fotos. Sabe que nunca visitei o 'Menino do Lapedo'? tenho que pensar nisso...

Bj

I.

Ruvasa disse...

Viva, Ana!

Isso não sei...

A propósito da partilha das fotos, quem me lê há mais tempo já sabe disso. No entanto, aqui fica para todos, uma vez mais: tudo o que coloco aqui no blog é comunitário, ok? Serve isto para dizer que qualquer um pode servir-se das fotos como bem entender. Quanto às pessoais (aquelas em que figuro ou alguém da família), porém, agradeço algum recato.

Abraço

Ruben

Ruvasa disse...

Viva, Isabel!

Então, logo que tenha oportunidade, vá. Mas, atenção: não o faça sem antes telefonar para o Centro de Interpretação Abrigo do Lagar Velho (da CML) ou para a própria Câmara, para saber como é.

É que eu não o fiz, fiei-me na informação que li na Net de que, a partir de Maio de 2008, o Centro de Interpretação estava asempre aberto e... catrapumba! Acabei por não poder ver a reconstituição facial do puto.

Se lá for e a conseghuir ver e fotoigrafar, já sabe que o ficheiro de uma das fotos tem que me ser oferecida, ok? Se assim não for, acaba-se logo uma bela blogamizade...

Bj

Ruben