Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

1813. Dica - "Vana Tallinn"

Hoje é dia de dica.

Aqui vai ela (não, não vou falar da corriqueira e estafada Vodka, de que não gosto, nem do caviar de esturjão, de que também nunca gostei e nem desta vez me convenceu):


Quando for à Estónia, mais precisamente a Tallinn, lembre-se de trazer consigo um pequeno frasco do licor especialidade local, o Vana Tallinn.

Uma pequena quantidade, é certo,, 200ml - também mesmo que quisesse pouco mais poderia trazer...não mais de 400ml, ou seja, dois frascos - de um licor diferente de tudo quanto já experimentou, por certo.

Tem um gosto parecido com o rum - mas não é rum - a que é adicionado o sabor e o aroma de óleo de citrinos, com um ligeiro e excitante travo amargo.

Se bem que os homens apreciem - sou mui macho (mais moderado, que os anos não perdoam...) e gosto -, traga-a para oferecer à consorte (se é que ela a tem...) , a uma amiga muito especial, àquela colega que tem andado a armar-se em difícil...

É garantido! Tiro e queda. Render-se-á aos seus encantos para toda a eternidade e feliz como nunca, absolutamente convencida de que V. é o maior amante da galáxia e arredores, mesmo que V. seja efectivamente um nabo de primeira apanha. É certo que ela agirá assim talvez por estar um tanto groggy ou mesmo drunk, mas que importa isso face aos benefícios colhidos?

Faça-me só um favor: seja discreto o suficiente para não me perguntar como é que eu cheguei a tal conclusão...

- Mas, a ser assim, isso deve ser tremendamente caro! - dir-me-á.

Olhe que não, meu caro, olhe que não. Caro aqui, só V., amigo. Não me recordo de quanto custa ao certo, mas a receita é ao preço da chuva.

E, repito, de uma qualidade que ainda não encontrei por aí.
Nem o Raki, das profundezas da Turquia, nem o Limoncello, das estreitinhas ruas de Sorrento, nem Il Fuoco del Etna, comprado nas encostas do vulcão, bem lá em cima, e que é fogo mesmo, nem o Pisco, da frigidíssima e meridional Punta Arenas, no Chile, nem o Meszcal, com a larva do gusano lá dentro, a dar frissom ao travo, das ruas e índias altitudes mexicanas, nem...

Só para trazer uma ou duas "coisinhas" destas vale a pena ir a Tallinn.

O estonianos sabem-na toda. Olá se sabem!...

PS.- Os lituanos têm também uma local drink fenomenal. Infelizmente, esqueci-me de como se chama, embora não tenha esquecido o sabor... Se um dia me recordar, trago-a aqui.

Click, para ampliar
...

Sem comentários: