Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

1840. Almada Negreiros - Auto-retrato

click. para ampliar
Auto-retrato
óleo s/tela 1927
Colecção particular
Lisboa
Almada Negreiros
1893-1970


Filho de António Lobo de Almada Negreiros, tenente de cavalaria, e de Elvira Freire Sobral, de São Tomé e Príncipe, José Sobral de Almada Negreiros, nascido em S. Tomé, a 7 de Abril de 1893 e falecido em Lisboa, a 15 de Junho de 1970, foi um artista multidisciplinar. Pintor, escritor, poeta, ensaísta, dramaturgo e romancista, a sua actividade abrangeu todas estas áreas.

Em 1913 apresenta na Escola Internacional de Lisboa, a sua primeira exposição individual composta de 90 desenhos; aqui trava conhecimento com Fernando Pessoa, com quem edita a Revista Orpheu juntamente com Mário de Sá Carneiro.

É de sua autoria o célebre Manifesto Anti-Dantas, onde escreve: “…uma geração que consente deixar-se representar por um Dantas é uma geração que nunca o foi. É um coio d’indigentes, d’indignos e de cegos, e só pode parir abaixo de zero! Abaixo a geração! Morra o Dantas, morra! Pim!”

Em 1954, pinta o conhecido retrato de Fernando Pessoa.

Os seus últimos trabalhos, já com 75 anos, são o Painel Começar na Fundação Calouste Gulbenkian e os frescos da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra.

Almada Negreiros, morre em 15 de Junho de 1970, de falha cardíaca, no mesmo quarto do Hospital de São Luís dos Franceses, onde também falecera Fernando Pessoa.
(extractos de Wikipédia)
...

2 comentários:

Francine Esqueda disse...

Viva!!!!!
Muito bom este post! Adoro vir aqui, pois sempre fico conhecendo algum detalhe ou muitas coisas que ainda não conhecia! Falando em Auto retrato: fiquei curiosa e lisongeada por dizer que ainda pode analisar mais meu perfil mediante ao meme que postei!
Muitos beijos e
Bom fim de semana!

Ruvasa disse...

Viva, Francine!

Todos aprendemos com todos, amiga!

Também gosto muito de a ter por cá.

Quanto à análise do perfil que farei, pelas respostas no "meme", não espere que lha comunique. Ficará para mim, como não podfe deixar de ser, não é?

Beijos

Ruben