Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

1874. Rubens - "O rapto de Europa"

O Rapto de Europa
1630
Óleo sobre tela
Museu do Prado, Madrid
Pieter Paul Rubens
click, para ampliar

Mitologia grega

Europa é filha do rei fenício Agenor. Um dia, ao divertir-se com algumas companheiras junto das águas azuis do Mediterrâneo, atrai a atenção de Zeus, supremo senhor do Olimpo, e inspira-lhe uma paixão tão súbita como imperiosa.
Disfarça-se Zeus de touro - um touro esbelto e dominador. Ao verem-no surgir na praia, as jovens fenícias acolhem-no com simpatia e fazem-Ihe repetidas festas.
Em certo momento, o touro dourado ajoelha-se diante de Europa, estende-Ihe o dorso humilde. A princesa aceita o convite, com um sinal às amigas para que venham também experimentar a imprevista montada. Logo, porém, Zeus larga em correria vertiginosa.
Já se mete pela água dentro. Europa, receosa, olha para trás, despede-se dos pátrios areais. Somem-se as derradeiras linhas da costa. Ei-Ios em pleno mar alto, a deslizar por cima das vagas.
Europa já cessou de ter medo. Deixa-se ir, entregue à extraordinária aventura, e pergunta:
- Para onde vamos? Quem és tu? Não serás um deus?
E o touro divino responde à interrogação da princesa:
- Nada receies. Sou Zeus e estou enamorado de ti. Levo-te para Creta, a ilha em que vi a luz. Aí te darei uma série de belos filhos e todos hão-de reinar entre os homens.

João Ameal, História da Europa (adaptado), Editorial Verbo

...

4 comentários:

Anónimo disse...

Bommmmm diaaaaaaaa
Amigo Ruben sabe bem passar aqui para ver estas obras divinais, depois...bem , depois sou uma apaixonada pela mitologia !
Obrigada meu amigo por não me deixares perder tudo isto que nos dás, (como se fosse pedido)!
E agora vamos mudando de quadros não é? :-))))
Que tenhas um domingo precioso e um feriado proveitoso.
Beijos no coração

Anónimo disse...

Também sou apreciador de Arte, incluíndo pinto, e não leve a mal acho, o seu blog muito irreverente(para a sua idade,ou seja a juventude existe em nós sempre, nós é que nos acomodámos á dor ,sofrimento, tristeza,etc., e a juventude está é nas mentalidades, que já vi que voçé é um jovem,obsevei que é um homem de palavra,mesmo sem o conhecer,e cheio de energia,sem mais comentários, FELICIDADES, e viva a eterna juventude.

Ruvasa disse...

Viva, Lurdes!

Sim, vamos mudando, mas com calma. Nunca me canso de Rubens.

Beijos

Ruben

Ruvasa disse...

Viva, Fausto!

Obrigado pelo comentário e pela forma como é feito.

A juventude não esyá apenas na mentalidade. A foto do perfil é da 2ª quinzena de Setembro passado, na Lituânia. Como vê, um jovem... ;-)

Abraço

Ruben