Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

1898. Falou Cavaco em casacos por medida?

Foto RTP online

(...) os magistrados devem ter ao seu dispor leis de qualidade, redigidas numa linguagem precisa e segura, dotadas de soluções normativas harmónicas e consistentes.

A lei deve ser compreendida pelos cidadãos e adequada à sociedade, o que infelizmente, nem sempre acontece, porque a legislação é produzida sem ter em conta a realidade nacional.

O direito não existe para satisfazer os interesses de alguns ou para construir utopias, mas para resolver os problemas dos cidadãos. O direito existe para ultrapassar tensões, não para as aumentar.

Legislar é fazer escolhas e não raras vezes desagradar a alguns. Existe uma grande distância entre aquilo que constitui uma legítima opção política de quem está mandatado democraticamente e aquilo que representa um elemento artificial de perturbação da vida colectiva (...)
Em substância, palavras proferidas pelo Presidente da República na cerimónia de abertura do ano judicial.

* * *

Fica-me uma terrível dúvida...

Será que o que Cavaco Silva efectivamente disse é que actualmente as leis deixaram de revestir o carácter abstracto que democraticamente as deve enformar, para passarem a autênticos "casacos" feitos por medida, ou seja, com destinatário certo, isto é, para agasalho de determinados sujeitos, que é como quem diz para assentarem na justa e necessária medida a um ou, quando muito, dois malandrins de alto coturno?

Terá sido isto que Cavaco disse? Alguém pode esclarecer-me? Quem o fizer terá a minha gratidão ad aeternum.

É que, se tenho andado intrigado com tais leis, designadamente com as últimas alterações aos Códigos Penal e de Processo Penal, com esta saída agora do Presidente da República... olhem, palavrinha de honra que fico muitíssimo mais baralhado.
...

Sem comentários: