Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quinta-feira, 26 de março de 2009

2069. Movimento para a Democracia Directa - DD

Sob a forma de grupo de reflexão e intervenção, está a ser fundado um movimento cívico que visa alterações profundas na política portuguesa. A sessão da fundação terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, R. Araújo Guimarães, em 28 de Março de 2009, pelas 15 horas (próximo sábado).


É seu principal impulsionador o conhecido António Balbino Caldeira, residente em Alcobaça e professor do Instituto Politécnico de Santarém.


ABC - como é comummente conhecido na Blogosfera - é igualmente detentor do blogue Do Portugal Profundo, onde, de há anos a esta parte, têm sido dados a conhecer factos constitutivos de ilícitos graves e de situações de pouca transparência e linearidade, que muitos danos provocam na sociedade portuguesa.


É o caso do interminável processo de pedofilia da Casa Pia, mas igualmente o das licenciaturas na Un. Independente, que teria ficado na ignorância de todos os portugueses, já que a Comunicação Social desde sempre calara o assunto, até que Caldeira deu conhecimento da esmagadora maioria dos factos hoje conhecidos, com isso obrigando a que jornais, rádios e TVs se vissem na obrigação de pegar no tema, sob pena de perderem a face.


Com todo este labor, o blogue de Caldeira tornou-se um dos mais conhecidos e consultados da blogosfera portuguesa e até estrangeira. Os próprios órgãos de Comunicação Social não se coíbem de nele buscarem fundamento para notícias que vão dando, como frequentemente constata qualquer observador minimamente atento.


Pois bem, na tentativa de contribuir para a reforma do sistema político, em busca de uma democracia mais ampla e transparente, António Balbino Caldeira, no que é secundado por muitas outras pessoas, igualmente empenhadas em contribuir para uma inflexão na vida política do país, em ordem a conferir-lhe maior transparência e consequente democraticidade, decidiu agora criar um movimento a que foi dada a designação de


Movimento para a
Democracia Directa - DD


Logo que me foi dado conhecimento dos preparativos para a constituição do Movimento não tive a menor dúvida em aderir de corpo inteiro, porque o Movimento se propõe pugnar por uma reforma de fundo na sociedade portuguesa, que abranja o sistema de eleição dos responsáveis políticos e bem assim o prévio escrutínio das condições de isenção dos nomeados para cargos de responsabilidade e confiança políticas, a efectiva independência do poder judicial relativamente ao poder político, tudo em ordem à conformação de um regime democrático não já meramente formal e injusto, como o que vivemos e suportamos com as sabidas dificuldades, mas de pleno direito e ao serviço do conjunto dos cidadãos portugueses.


Nesta conformidade, aqui deixo um convite expresso para que integre o movimento, de forma a que se estabeleça uma vaga de fundo que dê contributo decisivo para que a política em Portugal resulte, quando menos, um pouco mais séria e transparente do que sabemos que tem sido.


Essa sua esperada adesão pode revestir o carácter de empenhamento que julgue o mais adequado à sua maneira de ser e actuar, já que não existe qualquer obrigatoriedade relativamente seja ao que for, para além da defesa dos ideais enunciados na declaração de princípios. E o convite a outras pessoas das suas relações é encarado como bem-vindo.


Para melhor se inteirar acerca deste tema, deixo abaixo links para que possa aceder a três documentos, em formato pdf, que contêm esclarecimentos mais pormenorizados sobre esta questão.


Conferência de António Balbino Caldeira
em Guimarães - 2007


*

Movimento para a Democracia Directa

DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS
..

*

Movimento para a Democracia Directa

ESTATUTOS


No caso de estar de acordo com os princípios enunciados peço-lhe que divulgue a fundação do Movimento pelo maior número de pessoas possível e, se tiver blog, nele o publicite.


Por outro lado, se estiver interessado em aderir ao Movimento dê conhecimento dessa sua pretensão através do email democraciadirecta.portugal@gmail.com.

...

Sem comentários: