Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quarta-feira, 8 de abril de 2009

2103. A Grande Ópera de Kazan

Kazan é a capital e a maior cidade da república do Tartaristan, Rússia. Situa-se na confluência dos rios Volga e Kazanka.

Tem cerca de 1.100.000 habitantes e, para além de um grande centro cultural, comercial e industrial, é um dos mais importantes focos da cultura tártara.

O Kremlin de Kazan é património da Humanidade, assim declarado pela Unesco.

A Grande Ópera é mundialmente conhecida e um dos grandes atractivos de Kazan.

Dias atrás, mais precisamente em 2 do corrente, fui ao Coliseu.

Na oportunidade, para ver a estreia em Portugal da Grande Ópera de Kazan, com a opera "Aida" de Giusepe Verdi.

Trata-se de um espectáculo inesquecível, mesmo para quem não seja grande apreciador do género.

Do elenco constam nomes como Oksana Kramareva, da Ópera de Kiev, Akmhed Agadi, do Teatro Marinsky, de San Petersburg, e Mikhail Kazakov, do Teatro Bolchoi de Moscovo.

As performances dos cantores são extraordinárias, todos eles com uma potência de voz não fácil de encontrar reunidos numa só companhia, sendo todo o ambiente da ópera de excepcional encanto, a que os magníficos cenários emprestam uma beleza realmente notável. Pena que as cadeiras do Coliseu sejam tão incómodas e a insuficiente inclinação da plateia retire muitas das possibilidades de se assistir ao evento em toda a sua espectacularidade.

Como disse atrás, a estreia em Portugal teve lugar no passado dia 2. Depois de passar por Coimbra, Porto, onde hoje actua pela segunda noite, Braga e Faro, termina o périplo em Portugal no dia 12, em Portimão.

Se tiver oportunidade de assistir a um destes espectáculos, não perca, porque se trata de um evento de muitíssima qualidade, raramente visto no nosso País.
...

Sem comentários: