Mesas de voto motivam queixas
As queixas sobre a composição das mesas de voto estão a atingir uma extensão excessiva para serem consideradas acidente ou coincidência", observou ao CM o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Nuno Godinho de Matos, perante um fenómeno: 36 das 87 queixas recebidas a propósito das eleições europeias de amanhã diziam respeito a questões de constituição das mesas. O número é mesmo superior ao das 28 reclamações sobre assuntos de propaganda, que outrora dominavam, com 90% dos contenciosos.
Para Godinho de Matos, 'a única explicação racional para o agravamento desta situação é que, eventualmente, nos locais onde estes problemas se colocam existe o desejo de não organizar a composição das diferentes mesas onde se vai proceder ao voto com a participação de todas as forças políticas interessadas'.
As queixas sobre a constituição das mesas não existiam há 20 anos e eram residuais há dez. O problema tornou-se, porém, sensível nos últimos oito anos e ocorre, sobretudo, nas regiões onde existe um partido que predomina de forma quase absoluta. Os incumprimentos tornam--se, então, notórios.
através do blog Oeiras Local, de Isabel Magalhães
* * *
Há uns bons 15 a 20 anos que tenho vindo a alertar para este problema. Até já desfrutado fui, por ninguém acreditar.
Pois é... Hoje em dia, ninguém acredita em bruxas, pero que las hay... las hay...
Há resultados eleitorais de assombrar... pois o que é que pensa?
Talvez o voto electrónico - que ninguém sabe por que razão não é instituído... - ponha termo a algum escândalo... e reduza significativamente a abstenção...O que talvez não agrade a alguns.
...
2 comentários:
Ruben;
Ainda há quem acredite que não existem 'cruzes voadoras'. Basta ver a cx de comentários do post no 'OL'.
Abraço
I.
Viva, Isabel!
Claro que há. E muito misteriosas: desaparecem num ldo e aparecem noutro e voce-versa, dependendo da região em que o caso se der e de quem é o maioral do sítio.
[]
Ruben
Enviar um comentário