Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

domingo, 14 de junho de 2009

2314. Isabel de Bragança e o Museo del Prado

A princesa portuguesa que fundou o Museu do Prado

Deste lado e do outro da fronteira poucos o sabem, mas é português o nome de quem, nos primeiros anos do século XIX, quis e conseguiu que se construísse em Madrid aquele que é hoje um dos mais importantes museus de Espanha e do mundo, o Museu do Prado.

Maria Isabel de Bragança era o seu nome. Nasceu em Queluz em 1797, filha do rei João V e de Carlota Joaquina, com eles esteve no Brasil e, quando voltou, casou-se com um tio, irmão da mãe e rei de Espanha, Fernando VII.

Rezam as crónicas que amava as artes e que por assim ser pressionou e convenceu o rei, seu tio e marido, a mandar erguer em Madrid um museu real consagrado às Belas Artes.

Não chegou a vê-lo concluído. Morreu aos 21 anos, de parto. (...)

Segue aqui
Jornal I - 2009.06.14
...
* * *

Curiosamente, no princípio da década de 90 do século passado, quando conheci o Museu do Prado, foi com surpresa que tomei conhecimento da circunstância de que nem suspeitava. Depois, esqueci-me por completo, até que hoje encontrei esta referência no jornal digital "I".

Aqui fica a nota, com um aceno de simpatia à jovem Maria Isabel de Bragança, mais uma portuguesa que ao mundo legou um bem inestimável, daqueles que perduram mesmo e enaltecem as virtudes de um povo, ainda que travestido de rainha das Espanhas.
...

Sem comentários: