Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

sexta-feira, 10 de julho de 2009

2431. Haja Deus, que existe ele!...

Pedofilia

PGR volta a ironizar com Casa Pia

Pinto Monteiro diz que espera "viver para ver" a decisão do processo.

O procurador-geral da República (PGR), em tom irónico, disse ontem que espera "viver para ver" uma decisão final do processo Casa Pia que já dura há quase cinco anos. Pinto Monteiro falava em Coimbra sobre a questão da lentidão da Justiça num seminário de Verão da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra com o tema "Uma Nova Regulação Mundial?". Há meses, Pinto Monteiro, num ambiente informal durante a inauguração do Campus de Justiça de Lisboa, dizia que "talvez lá para 2013 se esperasse uma sentença", referindo-se ao processo Casa Pia.

Ontem, o PGR defendeu ainda que "não há ninguém inocente" no que respeita à lentidão da justiça em Portugal, e que magistrados e cidadãos são igualmente culpados. E mostrou-se contra megaprocessos como o da Casa Pia pelos riscos de, ao arrastarem-se, poderem ser considerados nulos ou prescritos.

Pinto Monteiro admitiu que a lentidão judicial é um factor de insegurança para os cidadãos e não deixou "impune" de culpas o novo Processo Penal. "Não estão inocentes os juízes, o Ministério Público, os advogados pelos expedientes a que recorrem, os cidadãos, que levam a tribunal as coisas mais incríveis", sustentou. Pinto Monteiro admitiu ainda que a relação entre a justiça e a comunicação social é "das mais complexas que existem". "A comunicação social vive muito da pergunta e não da investigação."

DN 2009.07.10

* * *

Sim, todos são culpados. E Pinto Monteiro é o único em condições de criticar tudo e todos.

Haja Deus que existe ele! Que até se permite a galhofa...

...


...

Sem comentários: