Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

sexta-feira, 31 de julho de 2009

2457. O que éramos e o que somos

Já alguma vez se deu ao trabalho de pensar no que éramos em 1979 e no que estamos transformados em 2009?

Não?

Pois bem, a seguir ficam enumeradas várias situações-tipo e as respectivas reacções em cada um daqueles anos.

* * *

O fim das férias

Ano 1979:
Depois de passar 15 dias com a família atrelada numa caravana puxada por um Fiat 600 pela costa de Portugal, terminam as férias. No dia seguinte vai-se trabalhar.
Ano 2009:
Depois de voltar de Cancún de uma viagem com tudo pago, terminam as férias. As pessoas sofrem de distúrbios de sono, depressão, seborreia e caganeira.

Chega o dia de mudança de horário de Verão para Inverno


Ano 1979:
Não se passa nada.
Ano 2009:
As pessoas sofrem de distúrbios de sono, depressão e caganeira.

O Pedro está a planear ir aos pássaros depois das aulas. Assim que entra no colégio mostra ao João a navalha com que tenciona fazer uma fisga


Ano 1979:

O director da escola vê, pergunta-lhe onde se vendem, mostra-lhe a sua, que é mais antiga, mas que também é boa.
Ano 2009:
A escola é encerrada, chamam a Polícia Judiciária e levam o Pedro para um reformatório. A SIC e a TVI apresentam os telejornais à porta da escola.

O Carlos e o Quim trocam uns sopapos no fim das aulas


Ano 1979:

Os companheiros animam a luta, o Carlos ganha. Dão as mãos e acabam por ir juntos jogar matrecos.
Ano 2009:
A escola é encerrada. A SIC proclama o mês anti-violência escolar, o Jornal de Notícias faz uma capa inteira dedicada ao tema e a TVI insiste em colocar a Moura Guedes à porta da escola, sob forte chuvada, a apresentar o telejornal.

O Jaime não pára quieto nas aulas, constantemente a interromper e a incomodar os colegas


Ano 1979:

O professor manda o Jaime ir falar com o Director e este dá-lhe uma bronca de todo o tamanho. O Jaime volta à aula, senta-se em silêncio e não interrompe mais.
Ano 2009:
Administram ao Jaime umas valentes doses de Ritalin. O Jaime parece um zombie. A escola recebe um apoio financeiro por ter um aluno incapacitado.

A jogar à bola, o Luís parte o vidro dum carro, lá no bairro dele.

Ano 1979:

O pai desafivela o cinto e dá-lhe umas nalgadas. O Luís passa a ter mais cuidado. Cresce normalmente, vai à universidade e converte-se num homem de negócios bem sucedido.
Ano 2009:
Prendem o pai do Luís por maus-tratos a menores. Sem a figura paterna, o Luís junta-se a um gang de rua. Os psicólogos convencem a irmã de que o pai abusava dela e metem-no na cadeia para sempre. A mãe do Luís começa a namorar com o psicólogo. O programa da Fátima Lopes mantém durante meses o caso em estudo, bem como o "Você na TV" do Manuel Luís Goucha.

Enquanto pratica atletismo, o Zéquinha cai e arranha um joelho. A professora Maria encontra-o sentado na berma da pista a chorar. Abraça-o para o consolar
Ano 1979:
Passado pouco tempo, o Zéquinha sente-se melhor e continua a correr.
Ano 2009:
A Maria é acusada de perversão de menores e é despedida. Confronta-se com 3 anos de prisão. O Zequinha passa 5 anos de terapia em terapia. Os pais processam a escola por negligência e a Maria por trauma emocional, ganhando ambos os processos. Maria, no desemprego e cheia de dívidas, suicida-se atirando-se de um prédio. Ao aterrar, cai em cima de um carro, mas antes, a meio do trajecto, ainda parte uma varanda, com o peso do corpo a cair. O dono do carro e do apartamento processam os familiares da Maria por destruição de propriedade. Ganham. A SIC e a TVI produzem uma telenovela baseada no caso.

Um menino branco e um menino preto andam à batatada por um ter chamado "chocolate" ao outro

Ano 1979:
Depois de uns socos esquivos, levantam-se e cada qual vai para sua casa. No dia seguinte estão na maior brincadeira.
Ano 2009:
A TVI envia os seus melhores correspondentes. A SIC prepara uma grande reportagem dessas com investigadores que passam dias no colégio a averiguar factos. Emitem-se documentários sobre jovens problemáticos e ódio racial. O governo oferece um apartamento à família do miúdo preto.

Um puto faz uma asneira na sala de aula


Ano 1979:
O professor espeta-lhe duas caroladas bem merecidas. Ao chegar a casa o pai dá-lhe mais duas porque "alguma deves ter feito..."
Ano 2009:
O professor pede-lhe desculpa. O pai pede-lhe desculpa e corre a comprar-lhe uma Playstation3.

* * *

Para terminar, permita-me que lhe apresente sentidas condolências.

Cortesia de Luísa Castanheira
...

1 comentário:

Marco Valle disse...

Podia acrescentar mais algumas, mas estas já chegam para chorar e desejar estar de novo em 1979, ou que então se exterminassem todos os psicólogos (por desculpabilizarem e justificarem todos os comportamentos desviantes por parte das crianças, no momento em que se deveria estar a moldar as suas personalidades e civismo) e 90% dos jornalistas pois assim as noticias importantes e verdadeiras chegavam para todos e não tinham de andar a inventar sencionalismos como agora fazem.