Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quinta-feira, 2 de julho de 2009

2402. Firefox 3.5

Mozilla lança Firefox 3.5 com navegação privada e localização geográfica

RIO DE JANEIRO - O Firefox 3.5 foi lançado nesta terça-feira com suporte às inovadoras funções do HTML 5 e algumas ferramentas já anunciadas nos concorrentes IE e Chrome, mas ainda ausentes no navegador web da Mozilla. A Mozilla garante que o Firefox 3.5 roda sites complexos até 12 vezes mais rápido que o firefox 2, graças à ferramenta de Javascript TraceMonkey.

O Firefox mantém sua natureza de criador de tendências e oferece pela primeira vez uma função que aponta a localização geográfica do internauta. A ferramenta, que funciona apenas com a autorização do usuário, permitirá no futuro que sites ofereçam serviços específicos de acordo com o lugar onde a pessoa está. Assim, se você quiser alugar um carro em Natal, por exemplo, terá mais facilidade de encontrar empresas locais.

Além disso, o "Private Browsing" finalmente chega ao software da raposa. A chamada "navegação privada" permite ao usuário navegar pela internet sem que o browser grave qualquer informação sobre as páginas visitadas. A função, já existente no IE 8 e no Chrome, é mais sofisticada no Firefox 3.5, que permite a exclusão de informações sobre um site específico a partir do Histórico.

O novo navegador aceita também o HTML 5, nova versão da linguagem básica de criação de sites web. O HTML promete mais facilidade para os desenvolvedores criarem páginas, torna a reprodução de vídeos e animações mais leves, abrindo mão de plugins como o Flash, e permite navegação offline.

O Globo, 2009.07.01

* * *

Aí vem o novíssimo Firefox 3.5, o melhor browser do mercado.

...

Sem comentários: