Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

2546. Guterres à colação


Em crónica assinada no CM de hoje, Eduardo Dâmaso afirma que Guterres tentou evitar o assalto dos lugares e dinheiros do Estado por parte da rapaziada de Mouse Square.

O caso do conhecido jargão No jobs for the boys.

Pois bem, é verdade que Guterres não tem qualquer semelhança com a rapaziada de agora. Mas não deixa de constituir facto histórico que o início da caminhada para a situação em que nos encontramos, a nível politico, social e moral, o imparável descalabro, começou precisamente com Guterres.

Quando se afirma alguma coisa do género é necessário que se vá até ao fim, sem nada omitir. Dâmaso referiu apenas metade.

Para não repetir a damásia omissão, cabe aqui e agora acrescentar que, ao "descobrir" o sentido do caminho a que dera viabilidade e mesmo conduzira o seu consulado, Guterres foi-se embora, mas não sem prevenir que o fazia para tentar evitar o "pântano" que estava a formar-se.

Está mais do que visto que não evitou. De onde se retira o velho e sábio ensinamento de que é de pouco aviso que alguém se atreva por caminhos de que não antecipe o fim e respectivas consequências.
...

Sem comentários: