Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

domingo, 21 de março de 2010

2646. O despacho da "Reuters"

Sócrates pode ser chamado a testemunhar, fazendo dele o primeiro [chefe de governo] a fazê-lo em 35 anos de democracia em Portugal.

"É quase inevitável que Sócrates seja chamado e prestará depoimento por escrito, não pessoalmente", diz o analista político Adelino Maltez da Universidade Técnica de Lisboa.

"É uma solução de meio-caminho. Ele quer proteger-se".

Até agora no parlamento e durante várias semanas, apenas houve audiências não vinculativas sobre o caso, durante o qual o Chefe Executivo da PT, Zeinal Bava, negou ter sido usado pelo governo.

Ao contrário das audiências [da Comissão de Ética], o inquérito tem poderes de investigação para recolher informações utilizadas pela polícia e pelos tribunais. [A Comissão de Inquérito] dispõe de dois meses para realizar o inquérito, e reunirá na próxima semana para decidir quem chamará a depor.

O partido da Oposição, PSD, deve eleger um novo líder no final deste mês e os principais candidatos disseram que a investigação poderia levar a uma moção de censura ao governo.

"Essas ameaças podem cair no vazio, no entanto, tudo vai depender da forma como as sondagens se apresentarem nessa altura", disse Maltez.

Recentes sondagens têm mostrado que, apesar de quase 75 por cento dos inquiridos acreditarem que Sócrates mentiu sobre o caso dos “media”, os socialistas ainda ganhariam novas eleições.

Reuters


* * *

Que temos "popularidade" lá fora, lá isso... "Falem bem ou mal de mim, mas falem..."

Como eu gosto da inanidade deste eleitorado que só tem o que merece!



Sem comentários: