Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

segunda-feira, 16 de abril de 2012

2935. "Doutores e engenheiros"


Um post de José Madeira Amorim hoje colocado no grupo Ubi societas ibi ius, do Facebook, acerca de um artigo da autoria de João Adelino Faria, intitulado “Doutores e engenheiros”, em que o jornalista refere o ridículo de muita gente – quase toda a gente – exigir o tratamento por “doutor ou engenheiro”, circunstância a que já me referi também há algum tempo, sugeriu-me este post de algo se possível ainda mais ridículo.

É o caso da assinatura de ofícios ou cartas mais ou menos oficiais.


Veja a imagem abaixo e repare bem na completa idiotice dos licenciados portugueses.


Os exemplos que indico encontram-se com maior frequência em correspondência de câmaras municipais, mas também os há – e muitos, demasiados – na da administração central.


É frequente que, a seguir ao tradicional “
Com os melhores cumprimentos” e sob a assinatura do dito cujo “chefe da coisada”, apareça a indicação de que se trata do “Dr. Fulano de tal”, sendo que o fulano, num assomo de comovente modéstia, se dá ao enorme incómodo de traçar, com leve risquinho, para não esconder por completo – hã?!?! – a “categoria” do animal.
 
Mas ainda mais ridículo, se tal é possível, é ver a coisa feita ao contrário, ou seja, “Fulano de tal, dr.” (o pormenor da “bírgula”, é uma verdadeira delícia!!!), o que é o supra-sumo da modéstia pessoal do “de cujus”. Não só porque o fulaninho aparece aqui como “dr” e já não com “Dr”, mas porque não se esquece do tal tracinho por cima, mas suficientemente discreto para não esconder o que escondido não deve ser… 

Curioso também, é que os meninos nada têm a que se agarrem, que os autorize a exigirem tal tratamento.

Ai, Portugal, Portugal… que nunca mais sais da era das Trevas.

Sem comentários: