Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

sábado, 9 de março de 2013

3117. A Constituição e os Portugueses



“A Constituição é um produto do imaginário, não é o real. Passados uns anos, o que era possível numa dada circunstância pode ser alterado. Isso não é violar a Constituição, mas sim reinterpretar a Constituição de acordo com as possibilidades. Não há dúvida que a falência de um Estado nacional é absolutamente inconstitucional. Nenhuma Constituição pode pressupor esse tipo de situação, mas no caso português, isso aconteceu!”

Esta afirmação é de Joaquim Aguiar e tem dois meses. Dificilmente poderia ter sido mais lúcido.


Apenas posso acrescentar o seguinte:

 

A Constituição da República Portuguesa – como qualquer constituição, afinal – foi redigida, discutida e aprovada no pressuposto de que se destinaria a servir os Portugueses; nunca para que os Portugueses a sirvam.
 

Não é a Constituição que deve mandar na vontade dos Portugueses, mas sim a vontade dos Portugueses, em consonância com as necessidades do País, que manda na Constituição.


Pretender que seja diverso disto, além de contrário às leis da natureza das coisas e dos interesses mais legítimos da nossa comunidade como país, é ser-se reaccionário em grau extremo e, como tal, anti-português.

Sem comentários: