Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

sábado, 9 de agosto de 2014

3183. A cura no pão que o diabo amassou...

A questão da emigração de portugueses põe-se simplesmente da seguinte maneira:

Evidentemente que não é possível tal acontecer – nem desejável, por vários motivos – que se ponha toda a gente a emigrar por um período de, pelo menos, seis meses. Mas seria o que de melhor e de mais pedagógico poderia acontecer aos portugueses e, por arrastamento, ao País.

Porquê?

Para desempoeiramento desta mentalidade bafienta que por aí grassa.

Nada há como ver como é lá por fora, tanto na maneira de viver e de encarar as diversas situações com que deparamos na vida, como constatarmos o que de bom temos e os outros - aqueles que invejamos - não têm, para nos satisfazermos com o que a vida nos dá, para trabalharmos a sério e sem queixumes idiotas, para conseguirmos atingir objectivos, para vivermos realmente por nós e não passarmos o tempo a esperar que outros façam o que somos nós quem tem a obrigação de fazer.

Mais prosaicamente:

Para constatarmos que, por exemplo, os suecos, os dinamarqueses, os noruegueses, os finlandeses, os alemães e outros do género, que vivem em países com condições climáticas horríveis, atingiram o nível de riqueza colectiva e individual porque, em lugar de se deitarem à sombra da bananeira, à espera de que alguém fizesse o que cada um deles devia fazer, deitaram, isso sim, mãos à obra e esfalfaram-se por arranjar melhores condições de vida.

Assim é que era! Nada há como ver e experimentar para crer. É que há por aí muitos meninos e muitas meninas que pensam que eles têm o nível de vida que têm, trabalhando como nós "trabalhamos"...

Com o clima que tême condições daí decorrentesse trabalhassem como nós trabalhamos, estariam bem tramados... E passariam a fazer a triste figura que nós fazemos, reclamando e pretendendo melhores condições de vida sem que algo de concreto façamos para o merecer...

É isso, passarmos todos por uma experiência de emigração seria o que de melhor poderia acontecer ao País e ao seu Povo.

O pão que o diabo amassou é o melhor remédio para quase todas as maleitas de que padecemos.

Sem comentários: