Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

3223. PEC (com papas e bolos, o gajo porreiro lixa os tolos)

Sei que sabe o que é o PEC ou Pagamento Especial por Conta. Portanto, não vou ensinar nada nem tenho essa pretensão.

Deixe-me, no entanto, esmiuçar a coisa para se ver melhor mais este logro em que o Costa y sus muchachos fizeram, à força, embarcar os tansos das confederações patronais e o anjolas do Silva da UGT, e quer agora, com falinhas mansas, enrolar os eleitores, actividade em que é especialista. 

Como o próprio nome indica o "pagamento por conta" (chamemos-lhe assim para simplificar) é um avanço, um adiantamento, que as empresas fazem, "por conta" do que terão de pagar no ano em referência, quando se apurarem os resultados da gestão da empresa no referido ano.

Mal comparado, é como a história da retenção na fonte, no caso do IRS. 

A gente paga todos os meses, o Estado recebe e, no fim do ano, ao serem apresentadas as declarações de IRS, é que se vê se o cidadão tem de pagar mais do que foi pagando no fim de cada mês, se nada tem de pagar ou a receber ou se, tendo pago demais, recebe em reembolso.

Òra, o desconto mensal no IRS mais não é do que um desconto por conta. Por conta das contas que hão-de ser feitas para se ver se está tudo liquidado ou se se deve pagar mais ou se se pagou demais e deve ser-se reembolsado.

Simples, não é? Toda a gente compreende facilmente.

Vejamos agora: 

Deterninado cidadão vê, no fim de cada mês, que o Estado retém em seu poder 30% do seu rendimento para imposto sobre o rendimento de pessoa singular (IRS) e, a certa altura, aparece o Costa a dizer:

- A partir de agora, a retenção mensal para IRS deixa de ser de 30% e passa a 20% porque eu sou um gajo porreiro e faço tudo para beneficiar os contribuintes...

Será que o cidadão tem razões para ficar todo satisfeito por pagar menos? 

Ora, diga lá; tem razões para sorrir ou, pelo contrário, tem-nas para chamar nomes ao Costa?

Pois é, tem mesmo muitas e boas razões para chamar nomes e grandes e ordinários ao Costa. 

Porquê? 

Porque veio dizer que tinha baixado os descontos ao cidadão, o que é rematada mentirola, porque no fim do ano, o cidadão vai pagar a mesmíssima coisa que pagava antes de ter sido "beneficiado pelo Costa".

É preciso enorme descaramento e não se ter a noção da honra para se entrar numa coisa destas!!!

Ora, com o "pagamento especial por conta" acontece exacramente o mesmo. O que as empresas deixaram de ter de fazer é de depositar por antecipação determinadas percentagens dos lucros previsíveis, para passarem a depositar um tanto menos. Mas , no fim, a factura é exactamente do mesmo montante. 
Se pagou mais durante o ano, paga menos no fim; 
se pagou menos durante o ano, paga mais no fim,
Claríssimo como água da chuva.

Com o Costa e seus geringonços é tudo assim. Com logro, com dolo, com abuso de confiança político.

E o pior, se é que é possível haver algo pior, é que andam agora todos --- até as confederações patronais e a UGT do prestativo Silva, que estão metidos no bolso esquerdo das calças do Costa --- muito compostinhos, de auréola de anjinho no alto do cucuruto e a querer fazer crer aos eleitores que tudo está bem e o Costa é o máior da Cantareira. Acham mesmo que não foram comidos de cebolada e metidos no tal bolso.

O Costa ultrapassou todas as medidas e, em matéria de hipocrisia política, o Sócrates não passa de um bébé de colo...

Sem comentários: