Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

893. Ainda o novo aeroporto de Lisboa

O professor António Brotas, de quem aqui já falei em ocasião anterior, concedeu uma entrevista ao semanário O Diabo. A determinada altura, em resposta a uma pergunta, disse o que adiante se poderá ler:

Semanário O Diabo - Alguns especialista também já criticaram o facto do Governo ter optado pela construção do metropolitano quando já havia planos para o aeroporto de Lisboa sair da Portela. Acha que estamos perante mais um grande negócio de especulação imobiliária?

António Brotas - Estava previsto que a linha vermelha do metro se prolongaria para fora de Lisboa para o lado de Sacavém. Era uma solução que evitaria a entrada de dezenas de milhares de carros em Lisboa. Recentemente, foi tomada a decisão (que não foi, que o saiba, discutida em nenhum dos orgãos da Municipalidade) de inflectir para a esquerda esta linha para a fazer chegar ao Aeroporto da Portela.


A Avenida de Berlim, que vai da Portela à gare do Oriente, tem cerca de 2 km. É um trajecto inferior ao de muitos trajectos no interior dos grandes aeroportos. Era incomparavelmente mais barato e mais cómodo para os utentes comprar e utilizar 4 autocarros com fácil entrada para as bagagens, que fizessem o trajecto intercalados de 5 em 5 minutos, com os bilhetes para os passageiros dos aviões incluídos nas taxas do aeroporto. Esta solução foi-me sugerida pelo senhor Rui Rodrigues que tem escrito muito sobre estes assuntos.

Não penso que a insistência num aeroporto na Ota seja devida só a interesses imobiliários. Há o interesse dos grandes construtores, há o interesse da "indústria dos estudos", há os consórcios interessados em ter o domínio e o exclusivo sobre os aeroportos de um país.

...

1 comentário:

Pedro Sérgio disse...

Estou a ver, com tantos estudos feitos Sobre o tal famoso Aeropoto da OTA dentro de uma serra, e o contribuinte a pagar! Qualquer dia, o Aeroporto está feito, que tenho dúvidas, e não há gasosa (Petroleo)para os aviões andarem!!

Pedro Sérgio (Palmela)