Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quinta-feira, 1 de março de 2007

914. Aldeia global portuguesa (3) – Tibete

O Tibete, então um reino, foi descoberto para o Ocidente pelo padre jesuíta português António Andrade, natural de Oleiros, onde nasceu em 1581.
...
Partindo de Agra, na Índia - onde estava na sua qualidade de missionário - acompanhado de um irmão de sangue, Manuel Marques, chegou ao planalto do Tibete em Agosto de 1624....

Tratava-se da segunda tentativa, uma vez que no decurso da primeira, em Março do mesmo ano, sofrera tormentos indescritíveis, pelo que se vira forçado a dá-la por finda a meio, devido a graves problemas de saúde, resultantes do facto de ter partido sem indumentária adequada e mesmo sem quaisquer provisões.
......
Por mais de três semanas permaneceu em Chaparangue ou Saparango, capital do reino de Coque ou Guge, tendo desfrutado do bom acolhimento do respectivo rei.

Faleceu em 1634, vítima de envenenamento.

Actualizado em
27 Abril 2008

À data em que o jesuíta de Oleiros e o irmão chegaram a Saparango, o rei de Guge e o irmão, chefe do Budismo local encontravam-se em disputa pelo Poder efectivo do reino.

Então, o rei de Guge, para melhor afrontar o irmão, recebeu os dois portugueses com muitas honrarias e resolveu adoptar a religião que lhe era trazida por aqueles.

Tudo isto agravou imenso as relações entre a Igreja e o Estado, pelo que o confronto físico se tornou inevitável, iniciando-se, pois, uma sucessão de acontecimentos sangrentos que levaram à destruição de Saparango e consequente queda de Guge, tanto porque o chefe dos budistas acabou morto num desses confrontos , como porque as lutas enfraqueceram todos de tal modo que a reversão da situação se tornou inviável, também resultante de outra circunstância muito determinante àquelas altitudes, ou seja, a falta de água que fez perder terrenos de cultivo e, portanto, de meios de subsistência humana.

* * *

Adenda - Este post foi novamente actualizado, com o post 2703. Aldeia Global Portuguesa - Tibete (adenda)

Click em todas as fotos, para ampliar

...

...

Sem comentários: