Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

segunda-feira, 11 de junho de 2007

1121. Finalmente, o debate sério!...


Tem estado a decorrer hoje, na Sala do Senado da Assembleia da República, no âmbito das actividades da Comissão de Obras Públicas e Transportes o Parlamento, a questão do novo aeroporto de Lisboa.

Pela primeira vez, foi possível a um público mais vasto do que o habitual pessoal político-governamental e técnicos, tomar conhecimento de muitas das nuances de todo o processo, por forma a perceber-se o que se está a passar.

E a conclusão a que se chega acerca do que tem estado a passar-se não é linsonjeira para os governos de António Guterres e José Sócrates - por acção - e para o governo Durão Barroso - por omissão. O de Santana Lopes não é para aqui chamado, pois que nem lhe foi dada a hipótese de nele pegar...

A título de exemplo, soube-se - eu soube hoje, durante o debate - que a ministra do Governo de Guterres com a pasta da tutela, Elisa Ferreira, terá sido responsável, por ser a governante mais próxima, por não terem sido mantidos em pelo menos um dos relatórios técnicos em que se fundamentou a "decisão" OTA, dois parágrafos na parte final, que a desaconselhavam de todo.

Julgo que mais se virá a saber.

As coisas, porém, estão a começar a levar outro rumo, mais adequado.

Mário Lino, ele próprio, já se viu na necessidade de, hoje, logo pela manhã, a abrir o debate, anunciar, pela primeira vez, que o governo não está fechado a outras hipóteses que não a OTA, designadamente o Campo de Trio de Alcochete - acerca do qual surgiu agora um novo estudo da CIP, apresentado em Belém e a Governo -, onde não será necessário proceder a qualquer tipo de expropriações, uma vez que o terreno é todo do Estado.

Foi curioso e muito divertido, vê-lo chegar, cumprimentar os presentes, dizer o que atrás já deixei referido, tirar o chapéu em cumprimento renovado, despedir-se e ir-se... talvez a pensar que afinal, o "jamais, jamais", se calhar não significa o que ele pensava... É a vida!, como dizia o hoje já saudoso Guterres...

O debate ainda não acabou. A parte reservada à manhã terminou às 14 horas. A sessão da tarde está previsto que tenha início pelas 15 horas. No Canal Parlamento, canal 75, para quem TVCabo. Vale a pena.

Nota final:
É justo que se atribua o seu a seu dono, dizendo-se que se fica a dever ao actual presidente da república a inflexão do sentido que as coisas estavam a levar. Foi a partir de uma intervenção sua a "exigir" novos estudos e ponderações, visto tratar-se de um assunto muito grave e de importância vital para o país e para as gerações futuras, que o Governo se viu obrigado a uma acentuada moderação de ímpetos e reconstrução de discurso....
...

Sem comentários: