Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

sábado, 29 de dezembro de 2007

1340. Citação do dia - 29Dez2007

"We’re definitely hoping for the best, but preparing for the worst."
JON KOLB, a member of the Canadian Olympic Committee, on air pollution in Beijing, site of the 2008 Summer Games.
NYT 29Dez2007

"Definitivamente, estamos esperando o melhor, mas preparando-nos para o pior".

Jon Kolb, membro do Comité Olímpico Canadiano, referindo-se à poluição armosférica em Pequim, local da realização dos Jogos Olímpicos de Verão, em 2008.


* * *

Para falar com toda a franqueza, não vi, há um ano, assim tão assustadora poluição em Pequim. Vi, isso sim, noutros locais da China. Em Pequim, pelo contrário e como tive oportunidade de mostrar aqui por fotos, não são erguidos mais de 2 ou 3 arranha-céus sem se os rodear de extensa área de zona verde, com jardins, relva, flores e árvores, num raio de 50 a 100 metros, coisa que não se vê em mais parte nenhuma, designadamente em outras cidades onde os Jogos têm vindo a ser realizados.

Não estive em Chonking (30 milhões de habitantes, mas a milhares de km de Beijing), a grande ameaça à recordista mundial, Cidade do México, a 2.000 metros de altitude e com 17 milhões de habitantes - fora os arrabaldes -, essa, sim, com índices de poluição atmosférica de estarrecer e que se vê à vista desarmada.

E, aí, a poluição é tal que, todolos dias por las 5 de la tarde, chove que se farta durante 10 minutos a 1/4 de hora, após o que, nos dias menos favoráveis dos desfavoráveis - que são todos - nada há que não fique marcado pela lama, resultante da passagem da chuva pelas partículas de poluição em suspenso na atmosfera.

...

Sem comentários: