Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

segunda-feira, 5 de maio de 2008

1537. Pintores Portugueses - Santa-Rita Pintor

Cabeça
(1910)
Ministério da Cultura, Lisboa
Guilherme Santa Rita
"Santa-Rita Pintor"
1889-1918
Click na foto, para ampliar
...

5 comentários:

Unknown disse...

Bonito trabalho! Parece mesmo uma cabeça protegida por uma armadura! Beijos!!!

Anónimo disse...

Salvé, Ruben

Arrepia-me essa imagem e vejo morte. Não aprecio esse tipo de pintura de rostos - deveras. E ainda com essas côres escuras, indifinição de contornos sobre abundância de linhas rectas. Nada que me detenha a olhar e a sentir.
Gosto essencialmente da Renascentista, Impressionismo,Figurativa, e alguma contemporânea.
Sou um pouco fixada no Bual, acho se tivesse dinheiro,compraria as obras todas dele. Gosto particularmente e afectivamente do Nadir Afonso - tenho uma relíquia com pinturas dele aglutinadas num livro enorme muito bem concebido, que me ofereceu, aquando da "minha" Agenda cultural, porque ajudei a organizar exposições, como também a inúmeros outros. Gosto agora também, do talento do Nuno Gonçalves, que é promissor. Depois do Pinto Coelho pai e filho (filho de peixe...)do Cargaleiro,Lima de Freitas - conheci-o ainda em vida também e ofereceu-me um dos seus livros com uma dedicatória belíssima, quase poética. Depois ainda Chichorro e Cruzeiro Seixas.Gosto da Manuela Pinheiro que tem uma "pancada" muito acentuada por Fernando Pessoa. E por incrível que pareça gosto de muito poucas obras da Vieira da Silva. Sou esquisitíssima portanto nestes meus gostos sobre pintura.
Não gosto da Paula Rego - por exemplo, embora ela demonstre na tela algo de naïf, que até é uma técnica de pintura e de ver as coisas da vida através dos olhos de criança que me apraz...mas dela, não, de todo.
Alguns pintores que referi e outros tantos que conheci e privei algumas vezes, quando estive como braço direito da direcção duma Galeria da Arte lá para os lados dos Rato - que não na Assembelia - isso aí era mais teatro!

Fique bem,

ESPAVO!
Ab
Mariz

Ruvasa disse...

Viva, Leila!

Sim, muito embora não seja o género que mais aprecio.

Beijos

Ruben

Ruvasa disse...

Viva, Mariz!

Estive umas horas sem acesso ao Blogger!

Também não sou grande apreciador do quadro. Comprometi-me, porém, a trazer aqui o maior número de pintores portugueses possível, não só como divulgação entre os compatriotas, mas também por alguns simpáticos e interessados brasileiros (também eles artistas) que me fazem a distinção de me visitarem regularmente.

Quanto aos pintores que refere:

. Artur Bual - gosto, principalmente dos "Cristos"
. Nadir Afonso - muito
Nuno Gonçalves - apenas conheço o do séc. XV
. Pinto-Coelho, mais como retratista
. Manuel Cargaleiro -Sim...
. Lima de Freitas, também - gosto igualmente de uma escultura dele que adorna a Praça de Bocage, em Setúbal, desde finais da década de 80, cerca de 19 anos antes da sua morte.
. Chichorro - passa-me ao lado, não sei quem é, confesso
. Cruzeiro Seixas - gosto mais de outros...
. Manuela Pinheiro - Passa-me ao lado...
. Vieira da Silva - apenas 1 ou 2 quadros e alusivos a Abril de 74.
. Paula Rego - não gosto mesmo. Deprime-me. Há algo de loucura nos quadros.

Também sou, definitivamente, pela pintura figurativa.

Andamos muito próximos, em questão de gostos pictóricos, pelo que me parece.

Espavo!

Abraço

Ruben

Anónimo disse...

Guhamsan, Ruben
O Nuno Gonçalves é um pintor que sobressaiu nestes tempos e tem sido muito apreciado;aconselho-o a dar uma vista de olhos...
Depois outros há, mais mas não tão conhecidos, embora eu entenda que muitos deles deveriam saltar para a ribalta - mas até na Arte há compadrios e um comércio, que chega a tocar as raias da indecência.
Lá porque um fulano qualqur armado em crítico de arte barata, sem sensibilidade, só porque outros avaliaram e daí dá uns lamirés...deixam-se grandes talentos de fora...
E mesmo que alguém pretenda que saiam á luz, é difícil. Isso há 12 anos..faço ideia agora..

Ab.
Mariz