Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

1799. Estónia - 2


Uma vista geral do interior da Igreja Ortodoxa de S. Nicolau, em Tallinn.

Não foi possível fotografar nem filmar, pelo que faço aqui a reprodução de um postal.

Atente-se na parede de fundo, ao meio, sob o lustre, uma Última Ceia de Cristo, que mostro mais em pormenor na foto seguinte.




Não. Não se trata da célebre Ceia da autoria de Leonardo da Vinci. É uma outra, com a particularidade de, à direita de Cristo e tal como em Leonardo, a figura representada ser a de uma mulher. Aqui, mais explícita do que na obra do grande mestre renascentista, uma vez que ela repousa a cabeça no ombro de Cristo e a atitude é de ternura e indubitavelmente íntima. De mulher para homem.



Encontrámos ainda uma outra representação, diversa das duas a que tenho estado a referir-me, também ela reproduzindo em similar posição e localização, uma mulher, agora na Catedral do Cristo Redentor, em Moscovo, embora, neste caso, possa subsistir a dúvida sobre se a figura retrata uma mulher ou um mancebo, como seria S. João, o Baptista.

Infelizmente, também não foi possível fotografá-la, nem sequer subrepticiamente, pelo que aqui fica igualmente a reprodução de um postal
.











Fotos: Isabel e Ruben Valle Santos

click nas fotos, para ampliar
...

4 comentários:

Maria Augusta disse...

Estas fotos me fazem lembrar da ex-Igreja de Santa Sofia em Istambul. Quanto ao personagem "feminino" na Santa Ceia, me fez pensar às teorias do livro "O Código da Vinci" segundo a qual Cristo era casada com Maria Madalena...
Abraços.

Ruvasa disse...

Viva, Maria Augusta!

Esta é uma discussão já muito antiga, a que o Dan Brown foi buscar motivo de controvérsia para o livro. Em proveito próprio, claro.

Pessoalmente, entendo que a versão de Cristo e Maria Madalena formando um casal, não me choca absolutamente nada e é até mais "normal".

Em nada afecta a minha Fé. Muito pelo contrário, reforça-a.

Abraço

Ruben

Ana disse...

Tenho para mim que, a ser a figura de S.João Baptista, ele terá nascido na época errada.
E mais não digo.

Que excelente colecção de fotografias, Ruben!
Os meus parabéns.

Abraço

Ruvasa disse...

Viva, Ana!

Quanto a mim não é a representação dele, mas sim de Madalena.

Obrigado.

Abraço

Ruben