Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

1972. O apartamento no Heron Castilho

Foto Helder Olino - Público
Lisboa
Sócrates comprou apartamento com desconto de 155 mil euros

O apartamento de José Sócrates, em Lisboa, segundo consta da escritura notarial, foi adquirido por 235 mil euros. Porém, dois anos antes, um apartamento igual foi comprado por 351 mil euros, valor mais aproximado da tabela da promotora imobiliária

Um emigrante português que estava isento do imposto de sisa comprou o seu apartamento por 70 200 contos (351 mil euros), ou seja, mais 50 por cento do que o valor declarado por Sócrates, avança hoje o Público.

Estes preços correspondem aos apartamentos sem arrecadação, sendo que a fracção do primeiro-ministro tem 183 metros quadrados e a do emigrante que pagou mais 175 metros.

Segundo o Público, o valor pago pelo emigrante é mais aproximado da tabela de preços da imobiliária no início dos anos 90. O preço que a imobiliária Richard Ellis pedia pelo apartamento comprado pelo então ministro-adjunto do primeiro-ministro era de 78 mil contos (390 mil euros), igual ao do imóvel adquirido pelo emigrante.

José Sócrates garantiu ao jornal diário que pagou o «valor que corresponde à tabela de preços praticada na altura pela agência imobiliária», tendo liquidado o imposto de sisa correspondente. «Qualquer insinuação no sentido do incumprimento das minhas obrigações fiscais só pode ser por mim considerada como caluniosa e difamatória».

Tendo em conta os valores que constam das escrituras, Sócrates teve um desconto de 31 mil contos (155 mil euros), cerca de 40% abaixo do preço inscrito na primeira tabela, enquanto o desconto do emigrante foi de 7800 contos, cerca de 10 por cento sobre o preço pedido pela imobiliária.

SOL online - 2009Fev20

Sem comentários: