Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

sábado, 28 de fevereiro de 2009

1999. Freeport - Até os "hackers" dão ajudinha...

SOL
Caso Freeport
Pirata informático atacou ficheiros da Procuradoria

O sistema informático da Procuradoria-Geral da República (PGR) sofreu um ataque de pirataria, tendo sido detectada uma intromissão não autorizada no computador de um dos procuradores titulares do inquérito ao ‘caso Freeport’

Segundo o SOL apurou, essa intromissão ocorreu há cerca de três semanas, estando, entretanto, a decorrer um inquérito. Sabe--se que foi utilizado um trojan, ou seja, um ‘cavalo de Tróia’ – um ‘programa’ que permite aceder, à distância, à memória dos computadores, ler, copiar e reenviar ficheiros para um endereço pré-definido.

O ataque foi feito através do sistema informático usado pela Procuradoria, em cuja dependência funciona o DCIAP (Departamento Central de Investigação e Acção Penal) – onde trabalham os magistradores responsáveis pela investigação do ‘caso Freeport’, Vítor Magalhães e Pais Faria. Foi no computador deste último que foi detectada a intromissão.

*com Graça Rosendo - SOL

* * *

Neste desafortunado caso, que mais irá-nos acontêcê?

Quem serão os próximos e que malandrice farão?

...

4 comentários:

Jorge Pinheiro disse...

Acho que é irrelevante. O pessoal está todo adormecido e encara estas coisas como uma telenovela, tal é a sucessão de casos destes.

Ruvasa disse...

Viva, Jorge!

O pior é que o sono que dorme não é o dos justos. Ninguém em Portugal está capaz de dormir tal sono. Todos somos culpados.

Abraço

Ruben

Isabel Magalhães disse...

Ruben;

"Todos somos culpados"


Principalmente os que votaram neste desgoverno. ;)

Abraço

I.

Ruvasa disse...

Viva, Isabel!

Sim, por acção ou por omissão. Sem dúvida. Não há volta a dar-lhe.

Abraço

Ruben