Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

segunda-feira, 16 de março de 2009

2049. Justiças e outras tretas

Dirigentes do Benfica descontentes com Quique

Cúpula dirigente desagradada com o resultado do trabalho do espanhol

LUÍS ANTUNES

A cúpula dirigente do Benfica está descontente com o trabalho de Quique Flores à frente do clube. O fraco rendimento da equipa em face do alto investimento realizado está na base da insatisfação dos responsáveis.

A posição não é, naturalmente, assumida publicamente, mas, ao que o JN apurou, a derrota de anteontem, frente ao Vitória de Guimarães, e consequente passo atrás no caminho do título, acentuou o descontentamento dos responsáveis em relação ao trabalho do técnico. Mais do que o desaire, os dirigentes entendem que o treinador está longe de conseguir colocar a equipa a jogar no patamar condizente com o valor dos atletas do plantel.

Aliás, ao que apurámos, a mais valia dos futebolistas é reconhecido pelos responsáveis, que aceitam ainda que esta qualidade não existia na temporada passada.

Depois do afastamento da UEFA, Taça de Portugal e do quase definitivo adeus à Liga, o jogo da final da Taça da Liga passa a assumir vital importância no futuro desportivo da temporada. E poderá também influenciar o destino do treinador espanhol.

No plano institucional, Luís Felipe Vieira garantiu, ontem, que não se desviará um milímetro do rumo que traçou para as águias, e lançou farpas a Pinto da Costa.

"Como devem compreender, este não é um dia feliz, mas ao contrário daqueles que se alimentam do sucesso, que esperam por momentos como este para poderem aparecer e dizer mal, o que eu digo é que o rumo é para manter", disse o líder da SAD, perante uma plateia de mais de um milhar de adeptos, que participou na inauguração da casa do clube em Agualva-Cacém.

Na óptica do responsável, que se emocionou ao recordar Jorge de Brito - antigo dirigente ofereceu-lhe o emblema que habitualmente usa -, os bons projectos precisam de "estabilidade". "Nunca vi uma boa colheita ser feita sem tempo, persistência e algum sacrifício!", referiu.

Por outro lado, Vieira voltou a criticar Pinto da Costa. Sem nunca referenciar o nome do presidente do F. C. Porto, o número um da SAD garantiu que Benfica jamais alicerçará o sucesso em práticas ilícitas.

"Hoje, gostaria de acrescentar, que também acredito, tal como outros já o manifestaram, na justiça divina. Mas ao contrário de outros, também acredito na justiça dos homens e, principalmente, na Justiça portuguesa", referiu. O dirigente aludia às declarações do responsável dos dragões em tribunal, no âmbito do caso do envelope - processo extraído da investigação "Apito Dourado".

"Têm de saber e sentir que a Justiça actua e castiga ! Têm, enfim, de saber que a justiça divina vem depois, mas que antes dela as pessoas têm de responder perante a justiça dos homens", sublinhou.
JN 2009Março16
(Os sublinhados são do Blog)

* * *


Há justiças que, na verdade, há que levar por diante até à justiça final. Mas, se nada fizermpos por nós...

Ora, pena é não se terem descontentado há mais tempo, porque agora já vão tarde. E só com uma boa dose de sorte, poderão, no fim de semana que vem, não averbar mais uma barraca indecente. Há muito tempo que só quem é cego não vê que o problema não está no plantel nem em qualquer outro aspecto, mas em Quique, ele próprio.

Nunca foi capaz de apresentar uma equipa tipo. Que me recorde, nunca apresentou o mesmo onze três vezes seguidas. Ora, se ao princípio ainda havia a desculpa de que estaria a avaliar a capacidade dos plantel, o tempo foi correndo, a atitude mantendo-se e a desculpa deixando de fazer sentido.

É bem certo que, não fora aquele fantasmagórico penalty no jogo contra o FC Porto e, neste altura, o mesmo FCP lidaria a classificação, sim, mas com o Sporting a 1 ponto e o Benfica a 2. O que seria substancialmente diferente do que se verifica. Mas uma equipa não pode estar apenas à espera do que há-de vir. Tem que fazer por si mesma. E o Benfica não o tem feito.

Vejamos, apenas em traços muito gerais:

1 - o Aimar - que não é nada do que tanto se apregoou, já que se tem revelado mais perdedor de bolas, pela lentidão com que joga, do que outra coisa - tem sido sistematicamente posto a jogar em lugar que é evidente não ser o dele;

2 - Ruben Amorim, idem, idem, com a agravante de ninguém ainda lhe ter explicado como se deve rematar (o ideal seria pô-lo a ver remates do Eusébio - inclinado para a frente - umas duas horas por dia);

3 - a equipa tem uma arrumação e um posicionamento no campo que provoca arrepios e dá ocasião a que:

4 - a bola, proveniente de ressaltos, vá invariavelmente ter com os adversários, só muito raramente encontrando um benfiquista;

5 - as linhas de passe dos nossos estejam sempre preenchidas e as linhas de intercepção de passe adversário sempre libertas;

6 - ainda ninguém percebeu naquela confusão que o guarda-redes não deve devolver a bola a pontapé para a frente, porque isso só beneficia a defesa contrária, mas, isso sim, deve entregá-la rapidamente a um defesa ou a um médio (talvez pondo-os a ver jogos do falecido Bento, eles aprendam...);

7 - também ainda ninguém percebeu que, quando os defesas-centrais avançam para a marcação de um canto ou algo que o valha, alguém deve, cá atrás, fazer a compensação;

8 - acima de tudo, ninguém consegue obrigar aquela gente a correr?

E os "deslizes" e incompreensões não se ficam por isto. São em quantidade inusitada. Com o plantel que o Benfica tem e com os erros tremendos cometidos pelos adversários mais próximos, este ano havia a obrigação de estarmos em primeiro lugar, bem folgados. Pelo contrário, estamos como se vê.

Tudo isto é da responsabilidade da equipa técnica, não havendo qualquer justificação aceitável para o descalabro. Ainda no jogo com o Guimarães que, com uma só jogada mais atrevida, ganhou o jogo com uma perna às costas, se viu como tem sido a época. A equipa foi, uma vez mais, mal estruturada.

Um tipo que quer ganhar o jogo, que tem que ganhar o jogo, não se apresenta com uma equipa defensiva e com apenas um ponta de lança, ainda prol cima lento como um caracol coxo. Mas também não se apresenta com um Aimar - lento e incapaz de levar um sopro como encosto sem cair logo - como segundo ponta de lança (até me dá vontade de rir... de desconsolo) . Depois, um tipo que quer ganhar o jogo, que tem que ganhar o jogo, não faz entrar um ponta de lança tirando o outro. Só revela que, além de não perceber nada do que deve perceber, está acagaçadinho de todo. E transmite esse cagaço à equipa.

Como é que o director desportivo e agora também vice-presidente - a última maravilha do dirigismo português - não percebe isto e não põe ordem na casa?... E quando é que se percebe que, além de um treinador competente, o Benfica necessita há anos - desde que o Zahovic se foi embora - de um playmaker de nível pelo menos médio e não o tem?

Mais outra época reduzida a pó. Por incompetências várias. Maioritariamente de Quique, claro, mas o homem não está sozinho, não! Até há meses atrás - ao final da época passada - dizia-se que a culpa era do Luís Filipe Vieira, porque nada percebia de futebol e, assim, cometia erros sobre erros. Agora, é de quem? Dos javalis que devem ter comido algo que lhes fez mal, a desculpa preferida do Obélix?

Hã?

...

Sem comentários: