Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quarta-feira, 1 de abril de 2009

2086. Machado de Castro - Estátua de José I

Estátua de José I
Bronze
1775
Joaquim Machado de Castro
Escultor português
1736-1822


O terramoto de 1755, comparável à destruição de Pompeia, foi considerado uma das maiores catástrofes na história humana.


Enquanto toda a gente se lamentava do desamparo de Deus, Sebastião José da Carvalho e Mello (1699-1782), marquês de Pombal e primeiro-ministro do rei José I, de imediato começou estabeleceu os meios e condições da reconstrução da cidade.

No novo desenho para a parte baixa de Lisboa, deixou a antiga praça real na posição original relativamente ao Tejo, mas mudou seu nome de Terreiro do Paço para Praça do Comércio.

A praça é cercada por três lados por arcadas de edifícios, deixando o quarto lado aberto para o Tejo.
Ao centro, num eminente pedestal está a estátua equestre de José I, concebida por Machado da Castro.

Foi a primeira estátua equestre em Portugal, fundida em bronze. O vazamento foi realizado com sucesso de uma só vez, em 15 de Outubro 1774, no Arsenal do Exército. E a 22 de Maio de 1775, começou a sua viagem para a Praça do Comércio, em solene procissão. Em 6 de Junho de 1775, o monumento ficou finalmente pronto para a inauguração.


Na estátua, de 14 metros de altura, o rei apresenta-se vestido com uma capa e capacete emplumado. Mantém-se em postura majestosa e olha directamente ao longo do Tejo, para onde a cidade abre para o mar.

...

Sem comentários: