Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

segunda-feira, 20 de abril de 2009

2124. Quem é que é pobre?






Há dias, em conversa com um nova-iorquino meu amigo, que conhece bem Portugal, caí na asneira de dizer-lhe:

- Sabes, Eddie, nós, portugueses, somos pobres...

O que fui dizer!...

- Meu amigo, como podes afirmar uma parvoíce dessas?!

Não são vocês que conseguem pagar, por um litro de gasolina, mais do que o triplo do que nós pagamos?

Não são vocês que se dão ao luxo de pagar tarifas de electricidade, de telemóvel, 80% mais caras do que custam nos USA?

Não são vocês que pagam comissões por serviços bancários que ninguém vos presta e cartas de crédito pelo triplo do que nós pagamos?

Não são vocês
que pagam por um carro - que me custa aqui $12.000 - mais de 20.000€, isto é, que, de mão beijada e sem nada pedirem em troca, oferecem mais de 8.000€ ao governo para que continue a esbanjar?

Francamente, não te entendo!


Pobres somos nós! Queres mais exemplos? Então, presta atenção:

Em New York, o Governo Estadual, tendo em conta a precária situação financeira dos nova-iorquinos, cobra 2% de IVA, a que acrescem 4% de imposto federal, isto é, um total de 6%, que fica muito abaixo dos 20% que vocês pagam em Portugal!

E, como se não bastasse esta enormidade, uma afronta destas, vocês ainda pagam impostos municipais!

Além disso, são vocês que têm “impostos de luxo”, como os dos combustíveis, do álcool, dos cigarros, da cerveja, dos vinhos, etc., etc., etc.. Impostos que levam esses produtos a chegarem, em certos casos, a 300% do valor original. E vocês pagam! Conseguem pagar... E amoucham!...

E não é verdade que pagam também outros como sobre a renda, os salários, os automóveis novos, os bens pessoais, os bens das empresas, de circulação automóvel, sei lá que mais, impostos que nós não conseguiríamos pagar se a isso nos quisessem obrigar?

Os vossos governantes têm uma imaginação delirante para criarem impostos novos e artísticos para vos sacarem massas e vocês pagam, pagam, pagam... E nem sequer se atrevem a piar!...

Mais:

Um banco particular vai a caminho da falência e vocês, sem nada terem que ver com isso, correm pressurosos a pagar para que não vá; outro, uma espécie de casino, o vosso Banco Privado, dá barraca e vocês protegem-no com o dinheiro que enviam para o Estado.

Pagam ao Governador do Banco de Portugal - que, aliás, ninguém sabe o que lá está a fazer... - um vencimento anual que é quase 3 vezes mais alto do que o do Governador do Banco Federal dos States...




Quem é que é pobre, amigo, quem é?

Um país que é capaz de cobrar o Imposto sobre Ganhos - por conta, por antecipação!!!... - e Bens Pessoais mediante retenção mensal, necessariamente tem de nadar na abundância, porque considera que os negócios da Nação e de todos os seus cidadãos terão sempre ganhos apesar dos assaltos, do saque fiscal, da corrupção generalizada de quem manda, é país de pobres?! Mas tu estás chanfrado ou a gozar comigo?!

Um país capaz de pagar salários irreais a funcionários de Estado e de empresas ligadas ao Estado é país de pobres?!


Olha, sabes o que te digo? Vai bugiar!



Que posso responder-lhe?
Estou siderado, sem palavras!
Alguém me dá uma ajuda?
Por favor!!!


Gentileza de

Diamantino Pereira


4 comentários:

Marco Valle disse...

Tio, não digas mais nada que a tristeza por viver neste país já é tanta que já custa suportar.
Com as coisas como estão cada vez mais é um risco trazer um português da classe média ao mundo. Ainda pensei trazer um cigano, um indigente ou um marginal, esse ao menos tem subsidios para tudo :).

Eduardo Santos disse...

Caro amigo, parece que o seu simpático amigo americano sabe mais que muitos políticos portugueses fazem por ignorar (só assim se compreende o silêncio de muitos a quem isso, porventura não interessa). Ora aí está uma boa pergunta para fazer no site que o PS criou para o primeiro-ministro e que afirma irá responder a algumas perguntas. Se não obtiver resposta (é o mais certo)faça o que o Dr. Mário Soares aconselha, use o direito à indignação (não sei bem como, mas talvez alguém consiga descobrir). Eu ainda era capaz de dar mais sugestões, mas a verdade é que também não sei por que ponta o fazer, pois estes gajos têm os caminhos todos cortados. Olhe amigo, faça como eu, ria-se destes parvalhões que, ao menos isso, ainda não é taxado.

Ruvasa disse...

Viva, Marco!

Ai, não digo mais nada, não, que está tudo dito.

Abraço

Ruben

Ruvasa disse...

Viva, Eduardo!

Não está taxado? Por enquanto!...

Abraço

Ruben