Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

sábado, 18 de abril de 2009

2123. Pia do Urso - Ecoparque sensorial














Há duas semanas fizemos, a Isabel e eu, um passeio que trazíamos em mente não perder, mas que, por motivos vários, ainda não tinha sido possível levar a efeito.

Valeu bem a pena.


Fomos de visita à Pia do Urso, ecoparque sensorial, criado sob os auspícios da Câmara Municipal da Batalha, na freguesia de S. Mamede, mais precisamente na estrada Batalha-Fátima.

É único no mundo e foi pensado para proporcioinar experiências e sensações aos invisuais, mas trata-se de uma experiência, também ela única em Portugal, para quem quer que seja que o visite.

Conta a tradição oral que no lugar habitava um urso que aproveitava uma concavidade existente numa rocha, para se banhar na água das chuvas ali acumulada. Daí o nome do lugar.

Para além do parque propriamente dito e seu percurso, as edificações ali existentes, que são as casas dos moradores e outros equipamentos, como o bar-café (Loja da Pia) o centro de interpretação e o restaurante (Piadussa), foram objecto de tratamento especial e constituem um paradigma que gostaríamos de ver copiado em outras regiões do país.

No Restaurante Piadussa fizemos um almoço caseiro na melhor acepção da palavra. "Chanfana à Piadussa", muito bem confeccionada, acompanhada de um vinho da casa de excelente qualidade, e terminámos com um doce, igualmente caseiro, também ele muito bem cuidado.

Visitar a Pia do Urso constitui um magnífico passeio para uma tarde de sábado ou de domingo.



...
Fotos Isalex









Click, para ampliar
...

Sem comentários: