Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

segunda-feira, 18 de maio de 2009

2202. O salvador "manuel"... ou lá o que é!

São neste preciso momento 10,24horas.

Significa que os gaiúlos dos 4º e 6º anos estão já às voltas com as provas de Português e Matemática.

Significa igualmente que já passaram a fase em que, completamente atónitos, ouviram, o(a) professor(a) recebê-los afavelmente, com esta frase lapidar:

- Bom dia, meninos! Estão bem dispostos? E dispostos a fazer a prova? Ah, sim? Então, sentem-se por favor! Cuidado, não se magoem..."

Atónitos, contendo a custo que os olhos nas órbitas, os putos lá "obedeceram".

Significa igualmente que ultrapassada está também a fase em que ouviram o(a) professor(a) cheio(a) de maviosidade na voz, pedir pelas alminhas dos familiares que todos terão já visto desaparecer:

- Por favor, peguem no enunciado e virem-no com o rosto para baixo, até que o sinal para início da prova seja dado.

Uma vez mais os putos, completamente estupefactos, esfregarão os olhos, para se certificarem de que estão bem despertos e tentarão limpar os ouvidos com as esferográficas, pensando estão ao ouvir deficientemente.

Falta-lhes, porém, passar pela derradeira parte:

- Uma vez que está tudo acabado, podem sair. Em boa ordem, por favor e muito obrigado(a) pela colaboração prestada. E tenham um magnífico resto de dia!

Lindo! Lindão! Lindérrimo!

Falta só acrescentar que, em face de tal prestação docente, os putos, não tendo saído da estupefacção inicial, que pelas seguintes só foi agravada, nada conseguiram fazer de jeito na prova, pelo que os resultados serão desastrosos...

Ou talvez não, espera aí! Só a assinatura da prova, sem borrões, vale 50%. Se se lhe acrescentarem 15% por terem estado, quase todos, calados e quietos, durante um quinto do tempo total da prova e mais 25% por nenhum ter ameaçado o prof com o facalhão, mais a corrente, mais a fusca, mais a granada de fumo que trazia nos bolsos, mais o... mais a... já vai em 90%...


Ah!, sim! Com aquele "manuel" ou manual ou lá o que é, que a boa vontade ministerial pôs à disposição dos profes, quer eles queiram quer não, as provas de aferição de Português e de Matemática dos 4º e 6º anos esta época vão ser outro sucesso sucedido de sucessão sucedida sucessivamente sem cessar.

Não estou farto de vos dizer que os tipos são ridículos e não sabem o que andam a fazer?

...

Sem comentários: