Pandemia: Portugal não altera medidas de prevenção
Alerta máximo contra a gripe A
A facilidade e velocidade de propagação do novo vírus da gripe A (H1N1), que representa um risco aumentado de transmissão na população, levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar ontem o estado de pandemia (epidemia à escala mundial), subindo o nível de alerta para o mais elevado (6).A Direcção-Geral da Saúde (DGS) alerta as unidades de saúde, públicas e privadas, para estarem preparadas todas as medidas relacionadas com a prestação de cuidados no ambulatório e no internamento.
O director-geral da Saúde, Francisco George, disse ao CM que "o facto de se esperar a pandemia permite uma melhor preparação do que se fosse inesperada. Agora é tempo de afinar dispositivos, para assegurar que as medidas possam ser operacionalizadas em pouco tempo". Por enquanto não se recomenda a distribuição de máscaras à população, disse Francisco George.
Portugal ainda não encomendou vacinas para a gripe A mas a ministra da Saúde, Ana Jorge, tem estado a trabalhar com os congéneres europeus para acertar decisões sobre o fornecimento para os vários países. Porém, Espanha já fez um pré-contrato com as farmacêuticas que vão produzir a vacina contra o vírus H1N1. Irá gastar 263 milhões de euros para vacinar 35 a 45 por cento dos espanhóis.
O Ministério da Saúde diz que o início da fase 6 "não reflecte qualquer alteração imediata na situação epidemiológica de Portuga", porque só há registo de "dois casos confirmados".
CM 2009.06.12 (sublinhado nosso)
* * *
A progressão:
clik nas imagens, par aumentar
...
...
Sem comentários:
Enviar um comentário