Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quinta-feira, 18 de junho de 2009

2340. El Greco - Anunciação

Anunciação
1596-1600
óleo sobre tela
Maneirismo
Museu das Belas Artes, Bilbau

Domenikos Theotokopoulos

El Greco
1541-1614

Anunciação
Anúncio feito pelo Arcanjo Gabriel, enviado de Deus, a Maria de Nazaré a sua gravidez de Jesus - "O Espírito Santo virá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra, e por isso o Santo gerado de ti será chamado Filho de Deus". Disse Maria: "Eis aqui a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a Sua vontade. - Evangelho segundo São Lucas - (1,26-38).


Maneirismo
Estilo artístico desenvolvido na Europa por todo o século XVI. Dos artistas ligados a Portugal e de maior projecção foi, sem dúvida, o extremeño de Badajoz, Luís de Morales, conhecido por "El Divino", com obras disseminadas um pouco por todo o território português, em templos, com especial relevo para a região raiana. Dele se sabe que, por volta de 1154, se encontrava na corte portuguesa de D. Sebastião, em Almeirim. São particularmente conhecidos os seus quadros representando "Ecce Homo!", também representado como "Jesus da Cana Verde"; tanto de sua autoria como de discípulos seus que constituíram a "escola de Morales", como Francisco (Paco) Florez.

El Greco
De seu nome verdadeiro,
Doménikos Theotokópoulos, El Greco deve o alcunha à sua ascendência grega. Além de pintor maneirista, foi escultor e arquitecto. Nasceu em Iraklión, Creta, em 1541 e faleceu em Toledo, em Abril de 1614.
...

2 comentários:

f. disse...

Oi. Que blog querido você tem. Parabéns, um beijo, Fal.

Ruvasa disse...

Viva, Fal!

Muita amabilidade a sua.

Beijo igual

Ruben