Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quarta-feira, 24 de junho de 2009

2358. A burkha vai contra a dignidade da mulher

FRANÇA

Presidente contra uso da burka

Estudo de uma lei para proibição

Sob a alegação de que a burka “não é uma questão de religião, mas de servidão”, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, abriu guerra ontem contra a vestimenta tradicional muçulmana que cobre o corpo da mulher – só os olhos à mostra.

Em um discurso no qual definiu a burka como indumentária que não bem-vinda, Sarkozy invocou até mesmo princípios tradicionais do seu país, famoso pelo civismo, pela laicidade e pelas máximas da “liberdade, igualdade e fraternidade”.

– A burka vai contra a ideia da república francesa sobre a dignidade da mulher – disse ele.

A declaração de Sarkozy foi feita uma semana depois de o governo francês aceitar a possibilidade de estudar uma lei que proíba o uso da burka no país. Ocorreu durante discurso solene no Palácio de Versailles dirigido ao parlamento do país (as duas Casas) e reavivou uma polêmica ocorrida em 2004 sobre o véu islâmico – na época, em razão desse véu, foi aprovada uma lei que proíbe o uso de qualquer símbolo religioso em locais públicos.

Tal como parece ser o caso agora, a iniciativa promoveu um debate entre os defensores das liberdades individuais e os que consideram que estas podem ser limitadas em nome da laicidade.

Diário Catarinense, Brasil, 2009.06,24

* * *

Sarkozy disse mesmo mais. Que não se trata de questão religiosa, falsamente invocada. Trata-se, isso sim, de uma questão de dignidade da mulher.

Significa isto que Sarkozy, disse, loud & clear, aquilo que uma série de poltrões, alapardados nos vários poderes desta Europa de "Chamberlains" de pacotilha, pensam mas não se atrevem a murmurar, sequer, não vão os árabes zangar-se muito. Credo!


_______

Arthur Neville Chamberlain (1869-1940) foi 1º ministro de Inglaterra no período que antecedeu a II Grande Guerra Mundial.

Defendia uma política de convivência pacífica com Hitler, tendo, na Conferência de Munique, condescendido com a divisão da Checo-eslováquia e a anexação da Boémia por parte do III Reich.

(a partir da Wikipedia)

Sem comentários: