Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

sexta-feira, 19 de março de 2010

2640. A sondagem em causa própria

O director de campanha da candidatura de Paulo Rangel à liderança do PSD, Mário David, desvalorizou hoje a sondagem publicada pelo semanário “Sol” que dá vantagem a Pedro Passos Coelho, com 51 por cento dos votos, pondo em causa a sua fiabilidade.

Ficámos supreendidos que se queira atribuir um mínimo de credibilidade a uma sondagem que foi feita por uma empresa cujo director e proprietário aparece na primeira página da comissão de honra da candidatura de Passos Coelho”, declarou o eurodeputado ao PÚBLICO.

Essa mesma candidatura [de Passo Coelho] há uma semana atrás dizia que tinha 70 por cento, agora já está nos 50 por cento. Se perder 20 por cento [dos votos] por semana, ganharemos de largo”, ironizou, referindo-se às eleições directas marcadas para o próximo dia 26.

* * *

Sondagens em causa própria até agora apenas conhecíamos as do ilustradíssimo Rui Oliveira e Costa, o socialista sondador... Parece que, afinal, o homem tem concorrência...

As sondagens encomendadas não param neste quintal à beira-mar plantado. Esta, a primeira constatação a referir neste domínio.


A segunda, última e mais importante, está na pergunta, para a qual se necessita de resposta urgente e cabal:


- Por que será que os vilaristas atacam tanto o Rangel e nada o Passos Coelho?


Certamente que não será por masoquismo. Ou será?

A pergunta acima devem os militantes sociais-democratas fazê-la a si próprios, intimamente. E, depois, há que agir em conformidade com a conclusão óbvia a que chegarem.

Há dois anos, alertei para o grave erro que seria a eleição de Manuela Ferreira Leite. Não fui ouvido. O que veio a passar-se deu-me razão. Mais do que aquela que eu julgava ter.


Basta de dar tiros nos pés. Enquanto o fizermos, o vilarista ri-se nas nossas barbas e vai afundando o país. Também por nossa culpa. Há um limite para que qualquer ser humano tenha direito a ser desculpado por ingenuidade. Ultrapassado esse limite...
...

Sem comentários: