Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

2702. Deanna Barroqueiro, nome incontornável

Deanna Barroqueiro é, sem dúvida, um nome incontornável da Literatura Portuguesa.

Especializada em romance histórico, as suas obras

. D. Sebastião e o Vidente (venturas e desventuras do rei "Desejado")
. O Navegador da Passagem (Bartolomeu Dias, o homem do Cabo da Boa-Esperança)
. O Espião de D. João II (Pêro da Covilhã pelo Oriente e em busca do Preste João)
. O Romance da Bíblia (Um olhar feminino do Antigo Testamento)

constituem marcos extremamente significativos das letras portuguesas.


Obras de grande densidade e, consequentemente, de leitura não muito fácil, são absolutamente indispensáveis à biblioteca de todos os portugueses.

Tendo já podido apreciar os excelentes três primeiros, vou começar a leitura do último, logo que o carteiro mo traga, já que o encomendei.


Deixe que lhe sugira que os não perca. Dão trabalho, mas vale bem a pena o esforço. Deanna Barroqueiro é uma mulher de garra e que sabe bem o que faz e por que o faz. Preencheu muito bem e por mérito próprio um vazio imenso que existia na literatura portuguesa. Em boa hora.
...

2 comentários:

DEANA BARROQUEIRO disse...

Caríssimo amigo

Estou mais uma vez em dívida consigo, pelo modo carinhoso e cheio de generosidade como me tem tratado e à minha obra, tecendo-lhe elogios que me deixam muito emocionada. Se algum mérito tenho, será decerto por escrever com paixão, dor, prazer e muitíssimo trabalho (de pesquisa e de escrita), porque devo isso, a mim que nunca estou satisfeita com o que faço mas, sobretudo, aos meus leitores que fazem o favor de escolher as minhas obras de entre tantos milhares disponíveis, todas as semanas, no mercado livreiro.
Sendo, de certo modo, uma escritora marginal aos circuitos de promoção, sinto como um privilégio que se dignem falar de mim nos blogues, um meio de divulgação muito mais genuíno e verdadeiro do que os media tradicionais que são quase sempre pagos ou de favor e influências.
Por isso, querido amigo, um beijo de profunda gratidão pelas suas palavras.
Deana Barroqueiro

Ruvasa disse...

Viva, cara Deana!

Tive já oportunidade de lhe responder a este seu amável comentário, por outra via (Facebook), não quero deixar de aqui manifestar que considero que tenho sido muito avaro no que de si e da sua Obra tenho dito.

E espero que continue, cara Deana, porque, creia, sou um seu fiel leitor e muito honrado por isso.

Saúdo-a muito fraternalmente.

Ruben Valle Santos