Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

quarta-feira, 28 de março de 2012

2926. Olha a mala!

Justiça: McKinney afirmou estar arrependido de ter relatado episódio


Mala de dinheiro falada em reunião


William McKinney, irlandês que vendeu os terrenos de Alcochete ao Freeport, admitiu durante a investigação ao licenciamento do outlet que os ingleses pagaram uma comissão para que o projecto fosse aprovado e que o dinheiro foi entregue numa mala. Ontem, em tribunal, tentou justificar a afirmação como uma conversa informal e uma "piada" partilhada entre os técnicos do

projecto.


McKinney garantiu ao juiz "nunca ter ouvido falar de nenhum pedido de pagamentos" às autoridades para que o Freeport tivesse luz verde. Aí, foi confrontado com as declarações prestadas no inquérito. Numa fase inicial o irlandês afirmou que "o que o Freeport fez é assunto do Freeport" e destacou que estava "no fundo da cadeia". Perante a insistência do colectivo de juízes e do Ministério Público (MP) em torno da mala, McKinney detalhou: "Eu referi isso, efectivamente, mas em conversa informal, nunca no depoimento", garantiu.


"Fico surpreendido que essa conversa esteja no depoimento transcrito", acrescentou. Ao que o CM apurou, o antigo dono dos terrenos de Alcochete foi ouvido pelo MP e Polícia Judiciária durante um dia inteiro, com intérprete, tendo confirmado e assinado as declarações prestadas no final do depoimento.


A insistência foi tanta que McKinney acabou por confessar estar "arrependido de ter dito tal frase" e especificou que o tema da mala surgiu numa reunião de uma equipa de técnicos do Freeport, em Londres, "mas sempre em conversas informais" e a "título de piada", justificou.

O julgamento do caso Freeport prossegue amanhã com a inquirição das duas amigas, Fernanda Guerreiro e Mónica Mendes, que dizem ter ouvido Manuel Pedro afirmar terem sido pagas luvas a José Sócrates.


"Tenho muitos amigos mas nenhum Pinóquio”


Fonseca Ferreira, ex-presidente da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, citado num email como "amigo próximo do Pinóquio" – nome de código que surge várias vezes nos autos e que a investigação suspeitou tratar-se de José Sócrates – garantiu ontem ter "muitos amigos mas ninguém que seja apelidado de Pinóquio".

Já Jonathan Rawnsley, administrador do Freeport, disse que Charles Smith e Manuel Pedro "facilitavam reuniões com entidades oficiais com vista à aprovação do projecto".


Olha a mala!...

Olha a mala!...

Olha malinha de mão!...

Não é tua…

nem é minha…

foi p’ra França

d’avião.

http://www.jose-lucio.com/0%20Concertina/10_Mala.mid


Sem comentários: