Os portugueses têm de salvar-se de si próprios, para salvarem Portugal

sábado, 3 de março de 2007

919. Aldeia global portuguesa (4) – Nagasaki


D ata de 1543 a chegada dos primeiros navegadores portugueses ao Japão.
...
Na verdade, Francisco Zeimoto, António Mota e António Peixoto, arribaram ao Japão por volta de 23 de Setembro de 1543, depois de desertarem da nau de Diogo de Freitas, no antigo Sião (actual Tailândia), e se terem feito ao mar a bordo de um junco, na intenção de chegar à China.
...
No decurso de uma tempestade, porém, sofreram desvio que os levou ao arquipélago nipónico, mais propriamente à Ilha de Tamegashima, onde, pelo excelente acolhimento recebido, ofertaram ao respectivo governador uma arma de fogo, o que causou profunda admiração, uma vez que ali era desconhecida.
...
Vinte e sete anos mais tarde, em 1570, os portugueses fundaram, na baía de Nagasaki, uma cidade a que deram o mesmo nome.
...
Dela fizeram um empório comercial que, durante longo período, foi a porta de entrada para o Japão e a saída do país para o mundo exterior. Os portugueses fizeram chegar a Nagasaki e ao Japão muitos produtos europeus e chineses, até então desconhecidos dos habitantes daquela região do mundo.
...
Em 1639, após uma reacção japonesa, desencadeada a partir de 1637, os portugueses acabaram por ser expulsos, e, logo de seguida, outros marinheiros e comerciantes, europeus e asiáticos, que entretanto haviam chegado, o foram também.
...
Com o decorrer do tempo e com o desenvolvimento do país, Nagasaki foi perdendo a importância inicial.
...
Voltou a ser notícia de primeira página apenas no século passado e por más razões. Em 9 de Agosto de 1945, os americanos nela lançaram a segunda bomba atómica deflagrada em todo o mundo (a primeira foi-o em Hiroshima, três dias antes) na intenção de liquidarem a persistente resistência nipónica, no final da II Grande Guerra Mundial.
...

No momento do impacto, morreram cerca de 40.000 pessoas e, vitimados pelos efeitos secundários que ainda hoje, mais de sessenta anos passados, se fazem sentir, outras cerca de 25.000.
...

Actualmente tem cerca de 450.000 habitantes. Situa-se na Ilha de Kyushu, na região sudoeste do arquipélago nipónico.
...

Sem comentários: